segunda-feira, 21 de maio de 2012

FILOSOFIA

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30 comentários:

  1. Rafael
    3°ano 3301
    Kant : A ideia de autonomia moral leva a um outro conceito..

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  2. Ana Paula.
    3°ano 3301
    A moral kantiana é a concebida por Immanuel Kant (1724-1804), filósofo prussiano. Sua intuição principal foi que o indivíduo deve estar livre para agir "não em virtude de qualquer outro motivo prático ou de qualquer vantagem futura, mas em virtude da idéia de dignidade de um ser racional que não obedece a outra lei senão àquela que ele mesmo simultaneamente se dá" (Kant, 1785: 16). A ação moral exige a autonomia do agente. Ser autônomo é obedecer a si mesmo ou ao que vem de dentro. É o inverso do heterônomo (o que obedece ordem do outro, obedece ao que vem de fora). Não se pode falar em ética sem autonomia pois a ação heterônoma (cuja vontade vem de fora) não é uma ação ética. A moral aristocrática e a utilitarista não são eticamente válidas porque dependem de algo exterior: a primeira, de ideais transcendentes e a segunda, de ideais imanentes.

    Para realizar a autonomia, a ação moral deve obedecer apenas ao imperativo categórico: o bom senso interior que todos nós temos de perceber que não somos instrumentos e sim agentes. Nunca instrumentalizar o homem é a exigência maior do imperativo categórico. Kant fornece uma regra para saber se uma decisão nossa obedece ou não ao imperativo categórico: indague a si mesmo se a razão que te faz agir de determinada maneira pode ser convertida em lei universal, válida para todos os homens. Se não puder, esta tua ação não é digna de um ser racional, não é eticamente boa porque falta-te a autonomia, estás agindo premido por circunstâncias exteriores a ti. O bem ético é um bem em si mesmo.

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  4. Sartre chama de moral do conjunto de imperayivos, valores e critérios axiológicos que constituem os lugares comuns de uma classe, de um ambiente social ou de uma sociedade interna. A ética de Sartre é uma moral da ambiguidade e da situação, Sartre acredita na capacidade de todo indíviduo de escolher as suas atitudes, objetivas, valores e formas de vida.

    Reginaldo J.
    3° ano 3301

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    1. Heidegger filosofo que questionava e estudava o SER e o TEMPO,baseando nas açoes humanas> Segundo o existencialismo de Heidegger,"estar no mundo" é a condição definidora do ser humano;corresponde á primeira intuição qe todo indivíduo tem. Nessa medida,a condição humana não pode ser provocada por meio de argumentos.

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  6. Todas as nossas ideias ou percepções mais fracas são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções.
    david hume
    aluno: Weberson
    3°3301

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  7. "A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla."

    David Hume

    aluna: Thaysy
    3° ano 3301

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  8. Alexandre Magno: Para ele a ética é a ciência dos comportamentos humanos, ela nao se ocupa com aquilo que no homem é essencial e que não pode mudar, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou hábitos que constituem a virtude e os vicios. E o ultimo objetivo da ética é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade.
    DRELLER MULLER 2ano 23-01

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  9. "a felicidade em primeiro lugar". aluno:Jagnes Felix Rodrigues serie:2ano 23-01

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  10. alexandre como sendo um imperador foi mais celebre por conquistar o mundo antigo teve como professor o filosofo grego
    ALEXANDRE MAGNO
    MAIKON BISPO 2ano 23 01.

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  11. Segundo Heidegger
    O nosso estar no mundo consiste em estarmos envolvidos em relação de responsabilidade com outros seres humanos concretos e de que esses comprometimentos não são objetivo de escolha arbitro..

    Todos estamos ligados uns aos outros, não e a opnião de um determindado individuo que deve ser ouvida, todos devemos ter responsabilidade de respeitar escolhas e objetivos do próximo!
    Aluna: Joédilla Ferreira
    Serie: 3 ano Noturno 3302

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  12. Segundo Heidegger

    "A filosofia implica uma mobilidade livre no pensamento, é um ato criador que dissolve as ideologias."

    3°ano302
    noturno

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  13. Segundo sartre

    "A existencia precede a essencia"

    Aluna: Larissa Nascimento
    Serie:3°ano302
    noturno

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  14. "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
    (Jean Piaget)
    Samuel 3°ano 33.01

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  15. Lévi-Strauss: Não vê o ser humano como um habitante privilegiado do universo, mas como uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta.
    Wallas
    3° 3301

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  16. Kant : A primeira obra importante de Immanuel Kant - assim como uma das últimas, o Ensaio sobre o mal radical - consagra-o ao problema do mal: o Ensaio para introduzir em filosofia a noção de grandeza negativa
    José Venâncio
    3° 3301

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  17. Piaget é um filosofo para explicar a inteligencia das pessoas, como uma criança de 0 a 2 anos nao pode falar mas pode fazer jestos, isso é uma das ideias de Piaget.
    PIAGET
    DANILO 2ANO 23 01

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  18. Jean Piaget: Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser.

    Warley P. Marques 3º 33.01

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  19. Kohlberg investigou o desenvolvimento do raciocínio moral, com base em dilemas.
    Com base nestas questões e dilemas, Kohlberg postulou 3 níveis de raciocínio moral cada um delessubdivididos em 2 estádios, perfazendo um total de 6 estádios.

    Mariana Rodrigues de Souza

    3º ano 3301

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  22. A ética Agostiniana considera que Deus é o único mediador entre os indivíduos e que as virtudes do homem são definidas através da relação entre o homem e Deus, as duas principais virtudes são a fé e a caridade.
    A moral de Santo Agostinho era fundamentada pelo amor. Devemos amar ao próximo por amor a Deus, pois ele ama todos àqueles o qual ele criou, ou seja, Deus quer que amemos à quem ele ama.
    Santo Agostinho também explica em duas de suas mais importantes obras, Livre Arbítrio e Cidade de Deus, os motivos pelos quais o homem enfrenta tantas desventuras em sua vida, ele chega à conclusão de que o problema não está nas coisas temporais ou terrenas, uma vez que essas foram criadas por Deus e deixadas por ele, mas no mau uso dessas coisas pelo homem, que por um ato de liberdade inverte a ordem estabelecida por Deus.

    Beatriz Couto 3 ano 3301

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  23. Kohlberg exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal. E por isso reformula a teoria dos estágios morais distinguindo três, são eles: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional cada um deles composto de dois estágios. Dentre os dilemas de Kohlberg ele propõe um bem interessante chamado, Dilema de Heinz, onde é o caso da esposa de Heinz que estava gravemente enferma e o remédio que a salvaria custava mil dólares; por não ter como compra-lo do farmacêutico que detinha a fórmula, após esgotada as tentativas ele roubou-o.Nesse dilema Kohlberg busca analisar se o conflito nele ocorrido é correto ou não, na verdade é mais exemplo de argumentações possíveis diante de um conflito. Aluna:Maísa 3° ano 3301

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  24. Um homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é igualmente infinita em todos.
    Jean-Paul Sartre
    Diego 3ª3301

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  25. Kohlberg exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal.E por isso reformula a teoria dos estágios morais e distingue três, são eles: O pré-convencional, o convencional e o pós-convencional, cada um deles composto de dois estágios.
    Maísa 3° 3301

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  26. O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios. frase de santo agostinho ALUNA ESLANE CACIE 2 ANO 23 01

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  27. Nunca chegamos aos pensamentos. São eles que vêm.
    Daiza 3ª 3301

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  28. "Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo em que creio conheço, pois, não podendo saber a saber a maioria das coisas, sei, porém quanto é útil acreditar nelas".
    SANTO AGOSTINHO.
    EUSTELÍA 2ANO 23 01.

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