Ana Paula. 3°ano 3301 A moral kantiana é a concebida por Immanuel Kant (1724-1804), filósofo prussiano. Sua intuição principal foi que o indivíduo deve estar livre para agir "não em virtude de qualquer outro motivo prático ou de qualquer vantagem futura, mas em virtude da idéia de dignidade de um ser racional que não obedece a outra lei senão àquela que ele mesmo simultaneamente se dá" (Kant, 1785: 16). A ação moral exige a autonomia do agente. Ser autônomo é obedecer a si mesmo ou ao que vem de dentro. É o inverso do heterônomo (o que obedece ordem do outro, obedece ao que vem de fora). Não se pode falar em ética sem autonomia pois a ação heterônoma (cuja vontade vem de fora) não é uma ação ética. A moral aristocrática e a utilitarista não são eticamente válidas porque dependem de algo exterior: a primeira, de ideais transcendentes e a segunda, de ideais imanentes.
Para realizar a autonomia, a ação moral deve obedecer apenas ao imperativo categórico: o bom senso interior que todos nós temos de perceber que não somos instrumentos e sim agentes. Nunca instrumentalizar o homem é a exigência maior do imperativo categórico. Kant fornece uma regra para saber se uma decisão nossa obedece ou não ao imperativo categórico: indague a si mesmo se a razão que te faz agir de determinada maneira pode ser convertida em lei universal, válida para todos os homens. Se não puder, esta tua ação não é digna de um ser racional, não é eticamente boa porque falta-te a autonomia, estás agindo premido por circunstâncias exteriores a ti. O bem ético é um bem em si mesmo.
Sartre chama de moral do conjunto de imperayivos, valores e critérios axiológicos que constituem os lugares comuns de uma classe, de um ambiente social ou de uma sociedade interna. A ética de Sartre é uma moral da ambiguidade e da situação, Sartre acredita na capacidade de todo indíviduo de escolher as suas atitudes, objetivas, valores e formas de vida.
Heidegger filosofo que questionava e estudava o SER e o TEMPO,baseando nas açoes humanas> Segundo o existencialismo de Heidegger,"estar no mundo" é a condição definidora do ser humano;corresponde á primeira intuição qe todo indivíduo tem. Nessa medida,a condição humana não pode ser provocada por meio de argumentos.
Alexandre Magno: Para ele a ética é a ciência dos comportamentos humanos, ela nao se ocupa com aquilo que no homem é essencial e que não pode mudar, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou hábitos que constituem a virtude e os vicios. E o ultimo objetivo da ética é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade. DRELLER MULLER 2ano 23-01
alexandre como sendo um imperador foi mais celebre por conquistar o mundo antigo teve como professor o filosofo grego ALEXANDRE MAGNO MAIKON BISPO 2ano 23 01.
Segundo Heidegger O nosso estar no mundo consiste em estarmos envolvidos em relação de responsabilidade com outros seres humanos concretos e de que esses comprometimentos não são objetivo de escolha arbitro..
Todos estamos ligados uns aos outros, não e a opnião de um determindado individuo que deve ser ouvida, todos devemos ter responsabilidade de respeitar escolhas e objetivos do próximo! Aluna: Joédilla Ferreira Serie: 3 ano Noturno 3302
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget) Samuel 3°ano 33.01
Lévi-Strauss: Não vê o ser humano como um habitante privilegiado do universo, mas como uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta. Wallas 3° 3301
Kant : A primeira obra importante de Immanuel Kant - assim como uma das últimas, o Ensaio sobre o mal radical - consagra-o ao problema do mal: o Ensaio para introduzir em filosofia a noção de grandeza negativa José Venâncio 3° 3301
Piaget é um filosofo para explicar a inteligencia das pessoas, como uma criança de 0 a 2 anos nao pode falar mas pode fazer jestos, isso é uma das ideias de Piaget. PIAGET DANILO 2ANO 23 01
Kohlberg investigou o desenvolvimento do raciocínio moral, com base em dilemas. Com base nestas questões e dilemas, Kohlberg postulou 3 níveis de raciocínio moral cada um delessubdivididos em 2 estádios, perfazendo um total de 6 estádios.
A ética Agostiniana considera que Deus é o único mediador entre os indivíduos e que as virtudes do homem são definidas através da relação entre o homem e Deus, as duas principais virtudes são a fé e a caridade. A moral de Santo Agostinho era fundamentada pelo amor. Devemos amar ao próximo por amor a Deus, pois ele ama todos àqueles o qual ele criou, ou seja, Deus quer que amemos à quem ele ama. Santo Agostinho também explica em duas de suas mais importantes obras, Livre Arbítrio e Cidade de Deus, os motivos pelos quais o homem enfrenta tantas desventuras em sua vida, ele chega à conclusão de que o problema não está nas coisas temporais ou terrenas, uma vez que essas foram criadas por Deus e deixadas por ele, mas no mau uso dessas coisas pelo homem, que por um ato de liberdade inverte a ordem estabelecida por Deus.
Kohlberg exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal. E por isso reformula a teoria dos estágios morais distinguindo três, são eles: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional cada um deles composto de dois estágios. Dentre os dilemas de Kohlberg ele propõe um bem interessante chamado, Dilema de Heinz, onde é o caso da esposa de Heinz que estava gravemente enferma e o remédio que a salvaria custava mil dólares; por não ter como compra-lo do farmacêutico que detinha a fórmula, após esgotada as tentativas ele roubou-o.Nesse dilema Kohlberg busca analisar se o conflito nele ocorrido é correto ou não, na verdade é mais exemplo de argumentações possíveis diante de um conflito. Aluna:Maísa 3° ano 3301
Kohlberg exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal.E por isso reformula a teoria dos estágios morais e distingue três, são eles: O pré-convencional, o convencional e o pós-convencional, cada um deles composto de dois estágios. Maísa 3° 3301
"Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo em que creio conheço, pois, não podendo saber a saber a maioria das coisas, sei, porém quanto é útil acreditar nelas". SANTO AGOSTINHO. EUSTELÍA 2ANO 23 01.
Rafael
ResponderExcluir3°ano 3301
Kant : A ideia de autonomia moral leva a um outro conceito..
Ana Paula.
ResponderExcluir3°ano 3301
A moral kantiana é a concebida por Immanuel Kant (1724-1804), filósofo prussiano. Sua intuição principal foi que o indivíduo deve estar livre para agir "não em virtude de qualquer outro motivo prático ou de qualquer vantagem futura, mas em virtude da idéia de dignidade de um ser racional que não obedece a outra lei senão àquela que ele mesmo simultaneamente se dá" (Kant, 1785: 16). A ação moral exige a autonomia do agente. Ser autônomo é obedecer a si mesmo ou ao que vem de dentro. É o inverso do heterônomo (o que obedece ordem do outro, obedece ao que vem de fora). Não se pode falar em ética sem autonomia pois a ação heterônoma (cuja vontade vem de fora) não é uma ação ética. A moral aristocrática e a utilitarista não são eticamente válidas porque dependem de algo exterior: a primeira, de ideais transcendentes e a segunda, de ideais imanentes.
Para realizar a autonomia, a ação moral deve obedecer apenas ao imperativo categórico: o bom senso interior que todos nós temos de perceber que não somos instrumentos e sim agentes. Nunca instrumentalizar o homem é a exigência maior do imperativo categórico. Kant fornece uma regra para saber se uma decisão nossa obedece ou não ao imperativo categórico: indague a si mesmo se a razão que te faz agir de determinada maneira pode ser convertida em lei universal, válida para todos os homens. Se não puder, esta tua ação não é digna de um ser racional, não é eticamente boa porque falta-te a autonomia, estás agindo premido por circunstâncias exteriores a ti. O bem ético é um bem em si mesmo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSartre chama de moral do conjunto de imperayivos, valores e critérios axiológicos que constituem os lugares comuns de uma classe, de um ambiente social ou de uma sociedade interna. A ética de Sartre é uma moral da ambiguidade e da situação, Sartre acredita na capacidade de todo indíviduo de escolher as suas atitudes, objetivas, valores e formas de vida.
ResponderExcluirReginaldo J.
3° ano 3301
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHeidegger filosofo que questionava e estudava o SER e o TEMPO,baseando nas açoes humanas> Segundo o existencialismo de Heidegger,"estar no mundo" é a condição definidora do ser humano;corresponde á primeira intuição qe todo indivíduo tem. Nessa medida,a condição humana não pode ser provocada por meio de argumentos.
ExcluirLucas Alves. 3°ano 33.01
ExcluirTodas as nossas ideias ou percepções mais fracas são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções.
ResponderExcluirdavid hume
aluno: Weberson
3°3301
"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla."
ResponderExcluirDavid Hume
aluna: Thaysy
3° ano 3301
Alexandre Magno: Para ele a ética é a ciência dos comportamentos humanos, ela nao se ocupa com aquilo que no homem é essencial e que não pode mudar, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou hábitos que constituem a virtude e os vicios. E o ultimo objetivo da ética é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade.
ResponderExcluirDRELLER MULLER 2ano 23-01
"a felicidade em primeiro lugar". aluno:Jagnes Felix Rodrigues serie:2ano 23-01
ResponderExcluiralexandre como sendo um imperador foi mais celebre por conquistar o mundo antigo teve como professor o filosofo grego
ResponderExcluirALEXANDRE MAGNO
MAIKON BISPO 2ano 23 01.
Segundo Heidegger
ResponderExcluirO nosso estar no mundo consiste em estarmos envolvidos em relação de responsabilidade com outros seres humanos concretos e de que esses comprometimentos não são objetivo de escolha arbitro..
Todos estamos ligados uns aos outros, não e a opnião de um determindado individuo que deve ser ouvida, todos devemos ter responsabilidade de respeitar escolhas e objetivos do próximo!
Aluna: Joédilla Ferreira
Serie: 3 ano Noturno 3302
Segundo Heidegger
ResponderExcluir"A filosofia implica uma mobilidade livre no pensamento, é um ato criador que dissolve as ideologias."
3°ano302
noturno
Segundo sartre
ResponderExcluir"A existencia precede a essencia"
Aluna: Larissa Nascimento
Serie:3°ano302
noturno
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
ResponderExcluir(Jean Piaget)
Samuel 3°ano 33.01
Lévi-Strauss: Não vê o ser humano como um habitante privilegiado do universo, mas como uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta.
ResponderExcluirWallas
3° 3301
Kant : A primeira obra importante de Immanuel Kant - assim como uma das últimas, o Ensaio sobre o mal radical - consagra-o ao problema do mal: o Ensaio para introduzir em filosofia a noção de grandeza negativa
ResponderExcluirJosé Venâncio
3° 3301
Piaget é um filosofo para explicar a inteligencia das pessoas, como uma criança de 0 a 2 anos nao pode falar mas pode fazer jestos, isso é uma das ideias de Piaget.
ResponderExcluirPIAGET
DANILO 2ANO 23 01
Jean Piaget: Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser.
ResponderExcluirWarley P. Marques 3º 33.01
Kohlberg investigou o desenvolvimento do raciocínio moral, com base em dilemas.
ResponderExcluirCom base nestas questões e dilemas, Kohlberg postulou 3 níveis de raciocínio moral cada um delessubdivididos em 2 estádios, perfazendo um total de 6 estádios.
Mariana Rodrigues de Souza
3º ano 3301
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA ética Agostiniana considera que Deus é o único mediador entre os indivíduos e que as virtudes do homem são definidas através da relação entre o homem e Deus, as duas principais virtudes são a fé e a caridade.
ResponderExcluirA moral de Santo Agostinho era fundamentada pelo amor. Devemos amar ao próximo por amor a Deus, pois ele ama todos àqueles o qual ele criou, ou seja, Deus quer que amemos à quem ele ama.
Santo Agostinho também explica em duas de suas mais importantes obras, Livre Arbítrio e Cidade de Deus, os motivos pelos quais o homem enfrenta tantas desventuras em sua vida, ele chega à conclusão de que o problema não está nas coisas temporais ou terrenas, uma vez que essas foram criadas por Deus e deixadas por ele, mas no mau uso dessas coisas pelo homem, que por um ato de liberdade inverte a ordem estabelecida por Deus.
Beatriz Couto 3 ano 3301
Kohlberg exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal. E por isso reformula a teoria dos estágios morais distinguindo três, são eles: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional cada um deles composto de dois estágios. Dentre os dilemas de Kohlberg ele propõe um bem interessante chamado, Dilema de Heinz, onde é o caso da esposa de Heinz que estava gravemente enferma e o remédio que a salvaria custava mil dólares; por não ter como compra-lo do farmacêutico que detinha a fórmula, após esgotada as tentativas ele roubou-o.Nesse dilema Kohlberg busca analisar se o conflito nele ocorrido é correto ou não, na verdade é mais exemplo de argumentações possíveis diante de um conflito. Aluna:Maísa 3° ano 3301
ResponderExcluirUm homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é igualmente infinita em todos.
ResponderExcluirJean-Paul Sartre
Diego 3ª3301
Kohlberg exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal.E por isso reformula a teoria dos estágios morais e distingue três, são eles: O pré-convencional, o convencional e o pós-convencional, cada um deles composto de dois estágios.
ResponderExcluirMaísa 3° 3301
O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios. frase de santo agostinho ALUNA ESLANE CACIE 2 ANO 23 01
ResponderExcluirNunca chegamos aos pensamentos. São eles que vêm.
ResponderExcluirDaiza 3ª 3301
"Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo em que creio conheço, pois, não podendo saber a saber a maioria das coisas, sei, porém quanto é útil acreditar nelas".
ResponderExcluirSANTO AGOSTINHO.
EUSTELÍA 2ANO 23 01.