terça-feira, 27 de março de 2012

GRANDES CORRENTES DO PENSAMENTO DO SÉCULO XIX NA EUROPA

Grandes Correntes do Pensamento do Século XIX Europa

Liberalismo
O liberalismo tem suas origens na filosofia iluminista, expandindo-se pela Europa após a Revolução Francesa.
O liberalismo propunha, no plano econômico, a liberdade de produzir, vender e comprar, onde, quando e como a burguesia quisesse. A liberdade dos empresários traria assim, segundo um dos principais teóricos do pensamento liberal, Adam Smith, a riqueza das nações.
No plano político, o liberalismo significou a liberdade individual, a formação de governos representativos e constitucionais, a garantia legal da propriedade e da liberdade do pensamento.

Nacionalismo
O "direito dos povos a dispor de si próprios" faz parte de diversas ideologias após a Revolução Francesa. Aos poucos, devido ao próprio contexto europeu, as populações passam a incorporar o ideal nacionalista. Este ideal vai tomando a forma de um sentimento, que se instala no interior das populações europeias.
Isto fez com que as pessoas começasse a ansiar e lutar pela unificação de seus países, a fim de os transformar em nações soberanas.

O Socialismo Utópico
Diante das graves consequências sociais da Revolução Industrial; vários pensadores e intelectuais propuseram as mais variadas soluções. O socialismo utópico recebeu tal denominação porque o que seus defensores propunham era irrealizável, ou seja, não funcionava na prática.
Roberto Owen, por exemplo, era um capitalista com ideias humanitárias. Em suas fábricas, reduziu a jornada de trabalho dos operários, procurou melhorar suas habitações organizou escolas e creches, Seus empreendimentos fracassaram, porém seus ideais humanitários influenciaram os reformadores sociais que vieram depois

O Socialismo Científico
Em 1848, os alemães Karl Marx e Frederic Engels publicaram uma obra revolucionária: "O Manifesto Comunista". Eis algumas características da obra:
A história das humanidades, com exceção das comunidades primitivas, tem sido a história das lutas de classes. Na antiguidade, havia um conflito entre cidadão livres e escravos; Na Idade Média, senhores feudais e os servos da glebae, na época de Marx, a burguesia dominava economicamente o proletariado.
Os proletáriados deveriam se organizar e, através de uma revolução, tomar o poder, quando o proletariado destruiria o modo de produção capitalista e instituiria o socialismo que seria a transição para uma sociedade comunista. Daí porque pregava a união do proletariado: "Proletários do mundo todo, univos"!
Essa frase de transição Marx denominava-se de ditadura do proletariado. Depois disso, acreditava ele que a mesa daria lugar a uma sociedade sem classes, o comunismo. E esta seria uma sociedade na qual os meios de produção pertenceriam "a todos", isto é, ao povo. Em tal sociedade, "cada um trabalharia de acordo com sua capacidade e ganharia de acordo com suas necessidades".

30 comentários:

  1. GPS
    você já pensou em ter mapas de orientas ao em seu aparelho de GPS,e ver exatamente onde você esta usando o GPS? epostano converte qualquer aquivos ocad a um mapa garmita que você pode usar em sua unidade GPS garmita no formato de mapas......

    fabio junior 6 ano 3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Podemos ver Karl Marx e Frederic Engels e tantos outros pensadores revolucionários nos mostram que seus conceitos são atemporais e priorizam a liberdade das relações humanas a qualquer preço.
    Muito bom mesmo esse texto.

    Filosofia..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Joseliny 3°ano 3301
    Filosofia

    No texto "Grandes correntes do pensamento do século XIX na Europa" podemos ver pela filosofia grandes pensadores como Adam Smith, Karl Marx e Frederic Engels.
    No liberalismo: Um dos principais teoricos como diz no texto é Adam Smith. O liberalismo foi como uma "'porta aberta" para a sociedade pois trouxe pensamentos inovadores onde a sociedade conseguiu a liberdade individual...
    No nacionalismo e no socialismo científico houve grande mudança na sociedade pois eles começaram a lutar pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  6. Joseliny 3°ano 3301
    História

    Observei ao ler o texto que ele envolve a História, pelo fato de falar sobre a luta dos trabalhadores pelos seus direitos. Principalmente no socialismo utópico, pois ele surgiu após a Revolução Industrial apesar desse pensamento não ter saido da mente e ter tomado uma força maior na sociedade.
    A ausência de fundamentação científica é o traço determinante dessas ideias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por sonhos. Não foi por acaso que Karl Marx denominou os socialistas utópicos de "românticos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanilde 3 ano noturno o texto é muito interessante pois fala sobre a ideologia; nos explica que as pessoas tem o direito de dispor.

      Excluir
  7. ao ler o texo é interessante notar que as questões basicas aplicadas pelo liberalismo,estaria se opondo á igualdade dos seres humanos. a liberdade exagerada feri a igualdade,nacionalização e nas questões sociais como:direitos de ir e vir,liberdade de expressão e nos direitos dos cidadãos. ai ja vem aplicando as questões sociologicas que vimos em sociologia.
    Aluno: Lucas alves Sére:3ºano 33.01
    folosofia.

    ResponderExcluir
  8. Ja na questão historica,podemos ver no texto alguns aspectos dos grandes pensamentos,a luta por direitos iguais,por interesses politicos,economicos e luta pela igualdade entre os seres humanos em relação aos direitos fundamentais é o resultado de um processo de gradual eliminação de discriminações,e portanto de unificação daquilo que ia sendo reconhecido como idêntico:uma natureza comum do homem acima de qualquer diferença de sexo,raça,religião etc.
    Aluno: Lucas Alves Série:3ºano 33.01
    História

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O texto retrata um modelo politico que vem sofrendo transformações com o decorrer dos séculos, que por isso sempre avia conflitos que por consequência trariam guerras e sofrimento, e por isso ouve o surgimento do socialismo que defendia a divisão em partes iguais a todos e que todos tinhão o mesmo direito, por que, com a criação do capital ouve uma desigualdade entre todos.
    O texto também fala sobre o proletariado que seria basicamente à troca da sua força de trabalho para o seu sustento, o surgimento do proletário deu inicio entre os séc.XIV e XIX com o capitalismo industrial => que seria basicamente o poder concentrado na mão de uma unica pessoa.
    3ª 3301 filosifia

    ResponderExcluir
  11. Basicamente é uma transformação no método de politica por que depois da revolução industrial muitas coisas entraram em vigor como a diminuição da carga horaria de trabalho de 14 horas para 8 horas a vendo um auxílio para o trabalhador como um plano de saúde melhores condições de trabalho com menos pressão do patrão. Só que muitos tinhão ideias que não dariam certo mais, mais por lutadores conseguirão que essas ideias se tornassem realidade.
    3ª 3301 História

    ResponderExcluir
  12. Podemos ver no texto criticavam a miséria, mas consideravam a industrialização como inevitável e, em longo prazo, benéfica. Apontavam como o principal problema a desigualdade social, e propunham diferentes alternativas para estabelecer uma sociedade igualitária.
    No entanto, esses não faziam uma crítica radical ao capitalismo, pois ainda defendiam a manutenção de suas práticas mais elementares.
    Chamados de socialistas utópicos, esses pensadores deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas.
    Entre eles, podemos perceber claramente a construção de uma sociedade ideal, onde se defendia a possibilidade de criação de uma organização onde as classes sociais vivessem em harmonia ao buscarem interesses comuns que estivessem acima da exploração ou da busca incessante pelo lucro.
    Historia.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. José Venâncio.
    3°ano 3301
    Um texto muito bom que fala sobre as ideologias e as classes operaria onde as pessoas vendia suas forças de trabalho para ganha muito pouco o seu salário.
    Podemos relatar a Revolução Industrial,que foi uns dos aspectos mais importante para explodir uma economia mais ampla.
    Observamos no texto tem varios tópicos onde relata os pensamentos científicos dos pensadores em relação a burguesia e proletariado.
    Historia.

    ResponderExcluir
  15. José Venâncio
    3° ano 3301
    Esse texto identifica mais com filosofia,pois fala dos grandes pensadores como Karl Max uns dos grandes socialistas.Que defendia os proletariados e contra o capitalismo.
    O documentário é um conjuntos de ideias de pensadores que via o capitalismo como uma desigualdade para sociedade.
    E Karl Max não esta errado, como podemos ver hoje tem dois tipos de classes o rico e pobre!
    A sociedade valoriza mais o rico do que pobre.
    Filosofia

    ResponderExcluir
  16. professor muinto bom gostei muinto



    weberson 8° ano 03

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Disciplina : História

    O texto que diz respeito à GRANDES CORRENTES DO PENSAMENTO DO SÉCULO XIX NA EUROPA, traz no seu decorrer, um assunto muito interessante, pois fala das correntes de pensamento, ou seja, fator que influencia muito na boa convivência numa sociedade, pois dentre esses pensamentos, está o socialismo, que busca enquadrar esses pensamento na sociedade também, para que sejam vividos. Basicamente, esse é um texto muito interessante, ainda mais quando se trata de assuntos históricos que estão sendo estudados por nós, alunos do 3°ano 3301. Parabéns pela postagem professor Quenedi ...

    ResponderExcluir
  19. Disciplina : Filosofia

    No século XIX na Europa, ocorreu o surgimento de pensamentos socias, basicamente, as GRANDES CORRENTES DO PENSAMENTO, que buscava em uma parte, no socialismo, a liberdade de expressão, tema abordado na sala de aula do 3° ano 3301 do turno matutino na disciplina de filosofia. Por isso, esse é um texto muito interessante, pois vivemos numa sociedade que devemos está sempre atentos a esses pensamentos que surgiram bem antes, pois quando bem compreendidos, fará que a sociedade tenha uma melhor convivência ... Mais uma vez, parabéns pela postagem professor Quenedi ...

    ResponderExcluir
  20. Aluno : Kaiuby
    Disciplina : Filosofia
    3° ano 3301

    Como podemos observar no texto, a teoria de Adam Smith, fala que através do Liberalismo os empresários tem total liberdade de vender e comprar de quem quer que fosse suas nações, assim crescendo financeiramente !

    ResponderExcluir
  21. Aluno : Kaiuby
    Disciplina : História
    3° ano 3301

    Como podemos ver Marx fala sobre os proletariados, que deveriam fazer uma revolução para obter seus direitos assim sendo uma forma de reinvidicação para acabar com o modo Capitalista, Marx não era a favor do capitalismo e sim do socialismo !

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Thaysy
    3° ano 3301
    Filosofia
    O texto Grandes correntes do pensamento do século XIX na Europa,
    nos mostra alguns pensadores importantes daquela época. Eles foram muito importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade, influenciaram muitos filosofos e sociologos modernos. O texto nos dá um leve entendimento sobre:Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo Utópico e Socialismo Científico.

    ResponderExcluir
  23. Essa frase de transição Marx denominava-se de ditadura do proletariado. Depois disso, acreditava ele que a mesa daria lugar a uma sociedade sem classes, o comunismo. E esta seria uma sociedade na qual os meios de produção pertenceriam "a todos", isto é, ao povo. Em tal sociedade, "cada um trabalharia de acordo com sua capacidade e ganharia de acordo com suas necessidades".
    aluna : Larissa nascimento 3° ano noturno

    ResponderExcluir
  24. O texto e muito interessante pois aborda assuntos importantes para nós do 3°ano.
    O liberalismo se expandiu pela Europa após a Revolução Franqueza.
    O nacionalismo fez com que as pessoas começasse a ansiar e lutar pela unificação de seus países, a fim de os transformar em nações soberanas.
    O Socialismo Utópico porém seus ideais humanitários influenciaram os reformadores sociais que vieram depois.
    O Socialismo Científico teve como sua principal caraterística o "manifesto Comunista".
    3°ano noturno.

    ResponderExcluir
  25. O texto mostra as correntes de pensamento que influenciaram a primeira(1820), a segunda(1830) e a terceira(1848) onda revolucionária na Europa, nas quais a classe operária insatisfeita com a crescente desigualdade social em função do desemprego, dos baixos salários e das longas jornadas de trabalho se rebelou contra a buguesia.
    Os operários foram impiedosamente massacrados pelos burgueses, mas suas convicções influenciaram outros desdobramentos históricos de suma importância, como a Guerra Franco-Prussiana, a Comuna de Paris, a unificação da Itália, estendo-se à Segunda Guerra Mundial.
    Beatriz Couto
    3 ano, 3301
    História

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A obra revolucionária de Marx e Engels configura as revoluções na Europa do século XIX como a expressão da luta de classes decorrente do pleno desenvolvimento dos países europeus.
    Os socialistas utópicos se engajaram na batalha pela igualdade entre classes, acreditando que ao deterem o poder, trabalhariam conforme a capacidade de cada um e receberiam conforme suas necessidades, algo totalmente impossível nesse contexto, visto que manter a ordem em um Sistema que pertence a todos, onde não há a definição de uma autoridade que represente os interesses da maioria de maneira efetiva é algo muito distante da realidade.
    3 ano, 3301
    Filosofia

    ResponderExcluir
  28. como nos sabemos os grandes pensadores tem um grande papel onde colocaram em pratica algumas ideias que as pessoas se viram diante algumas vezes como o socialismo, liberalismo onde as pesssoas pensaram mais e encontraram entender o melhor na pratica com o dia a dia na sociedade

    ResponderExcluir