quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O GPS COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO

Você já pensou em ter mapas de orientação em seu aparelho GPS, e ver exatamente onde você está usando o GPS? É possível converter qualquer arquivo OCAD a um mapa Garmin, que você pode usar em sua unidade GPS Garmin no formato de mapas .img, usando o software livre disponível. Em sua unidade de GPS que você pode usar o mapa gerado da mesma forma como qualquer outro mapa Garmin - mostrando a sua posição no mapa, alinhando o mapa corretamente, movendo a janela e aplicando zoom.
Este artigo faz parte de uma série sobre GPS e orientação no site WorldofO.com, explorando o que a nova tecnologia pode fazer para disponibilizar mapas de orientação a mais pessoas.

Existem várias razões pelas quais você poderia usar mapas de orientação em um receptor de GPS.
• Para os jovens interessados em orientação. A tecnologia pode ser uma motivação extra – isto ocorre especialmente para os meninos, mas vimos o mesmo para as meninas também. O receptor GPS é um aparelho que capta o interesse de jovens de imediato, e é uma boa maneira de introduzir os jovens a orientação. Temos um monte de comentários positivos 8-12 anos de idade que não tinha tentado orientação antes, que achava que isso era super legal.
• Mapas de Orientação em um receptor GPS é uma boa forma de ensinar melhor orientação aos jovens. Eles podem ver melhor a relação entre o mapa e o terreno, quando há um ponto no mapa que mostra onde eles estão em um dado momento.– Foi comprovado ser muito instrutivo para 8-10 anos de idade, onde temos observado a compreensão dos diferentes símbolos do mapa muito rápido quando se usa um GPS.– Outra aplicação interessante foi deixar um de nossos corredores de 16 anos de idade, que é completamente novo no esporte, executar um percurso com um GPS com o mapa de orientação e percurso carregado – “Em vez de me concentrar em onde eu estava, pude me concentrar em onde correr para o próximo controle. Eu poderia correr muito mais rápido, porque eu sempre sabia onde estava, e me senti como um verdadeiro orientista”, disse ele depois.– Um terceiro o uso de um GPS com mapa de orientação entre os jovens, tem sido a de deixar os iniciantes tentar um percurso mais difícil pela primeira vez levando um GPS com eles como uma segurança, sendo instruídos a só olhar se eles estiverem realmente perdidos . Normalmente não vão precisar, mas torna mais fácil para eles dar o passo acima, de iniciante para o próximo nível.
• Tornar os mapas de orientação úteis e acessíveis para pessoas de fora da comunidade da orientação. Mapas de Orientação são superiores à maioria dos mapas disponíveis para GPS hoje, para fins de caminhada. Há tanto um grande mercado como uma grande possibilidade de levar as pessoas interessadas na orientação e na compreensão dos mapas de orientação.
• Para os cartógrafos é muito útil para transferir o projeto de mapa para o GPS, e levar o GPS para a floresta e verificar o mapa. Isto tem sido feito com muita frequência entre os mapeadores da Nova Zelândia (e talvez também em outros lugares).
• Potencialmente, GPS com mapas de orientação podem ser utilizados em competições de orientação normal também. Minha opinião pessoal é que isto deve ser proibido. Mas poderiam ser criadas categorias especiais para orientação com GPS no futuro, uma combinação de orientação com e sem GPS não seria boa.
O trabalho descrito neste artigo foi feito principalmente num trabalho com o Clube de Orientação Varegg, da Noruega. Nesse caso particular, o objetivo era conseguir jovens interessados em orientação – e ensiná-los como entender e utilizar um mapa de orientação. Com fundos da Gjensidigestiftelsen e alguns financiamentos da Federação Norueguesa de Orientação, o Varegg teve a oportunidade de comprar um conjunto de 10 unidades de GPS Garmin Oregon 300, e desenvolveu um método para converter os mapas de orientação aos mapas que podem ser utilizados nas unidades de GPS.
O GPS tem sido utilizado – e continuará a ser utilizado – em atividades direcionadas para os jovens, tanto para conseguir novos jovens interessados em orientação, como para melhorar a compreensão de mapa dos jovens no clube.
No futuro, outro interesse é trabalhar na confecção de mapas de orientação úteis e acessíveis para pessoas de fora da comunidade de orientação. Em particular, há possibilidades interessantes para o projeto “Tur-orientering” onde mapas de orientação podem ser usados diretamente em uma unidade GPS ou especialmente em um telefone celular com receptor de GPS.
O que você acha?
No vídeo abaixo você pode ver um exemplo do uso de um mapa de orientação convertido do OCAD para uma unidade de GPS Garmin Oregon 300. Como você pode ver, ele parece um mapa de orientação – você começa a ver sua posição no mapa, e é possível dar zoom e mover o mapa. Você também pode deixar o mapa alinhar-se automaticamente à direção que você está se movendo.

25 comentários:

  1. Achei muito bom este texto, pois fala na importancia do GPS em nossas vidas. Este se tornou um dos instrumentos de orientações mais usados no mundo todo. Yza Giovanna 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Podemos falar ainda que o GPS é um dos instrumentos de tecnologia que mais interessa os jovens hoje em dia. Achei muito legal mesmo. Ana Luiza 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto. O GPS também existe em vários modelos até os que são ligados por cabo ou ainda por bluetooth. Então o GPS se tornou o instrumento de direção mais usados e popularmente conhecido. Saffira 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  4. Muito bom , com certeza essa tecnologia so veio para facilitar nossas vidas , como jovem fiquei muito interessado e curioso , em saber usa - lo e me orientar em qualquer localidade através do G P S .
    João Pedro
    6º ano "1"

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto , muito interessante o G P S é cada vez mais utilizado pela população como instrumento de orientação ; Patico e últil . entre os jovens para todos .
    Matheus Bersani
    6º ano "1"

    ResponderExcluir
  6. BOM.ESTE TEXTO ME FES PERCEBE QUE OS JOVENS DE OJEM EM DIA SO QUEREM SABER DE UM JEITO MAIS FACIO DE SE ORIENTAREM SEM PRECISAR DE USAR O MAPA E USAM O GPS PARA SE ORIENTAR COM MAS FACILIDADE GEOVANNA 6 ANO 1

    ResponderExcluir
  7. este texto e interesante por que nos ensiana uma maneira mais facil de se orientar e nao precisa olhar no mapa e nem pedir informaçao ..

    ResponderExcluir
  8. Achei o texto ótimo, pois fala do GPS que é uma tecnologia bem avançada, e usado no mundo todo para orientação, independente do lugar em que estejamos.
    AMANDA ARAÚJO 6ºano "1"

    ResponderExcluir
  9. Prof° por uma pergunta pq meu comentário foi removido ?

    ResponderExcluir
  10. O, GPS e uma das mais novas envensao do homen
    para nos facilitar e não perdermos muito tempo
    a procura de um endereço sabemos que a modermidade esta em alta não devemos ficar a traz parabens ao enventor do GPS ASS... Euriques Claudiano de Oliveira 06 ano 01

    ResponderExcluir
  11. Achei o texo muito interessante, pois GPS nos dá a localização precisa em qualquer ponto do mundo,com o uso desse sistema via satélite, ele cobre todo o globo, por isso hoje em dia é um aparelho indispensável para qualquer tipo de navegação. Parabéns pelo inventor do fez o GPS!!

    => Gabriel Dias Freitas "6°1"

    ResponderExcluir
  12. Prof: o texto sobre oGPS como istrumento de orientaçao e muito bom para o aprendizado dos alunos para saber indentificar os lugares e também com o GPS e mais facil do que o mapa eu adoro o blog do senhor prof: Quenide PARABENS. matheus vinicius 6º ano 1

    ResponderExcluir
  13. PROF:O TEXTO SOBRE O GPS COMO O INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO E MUITO LEGAL E EU APRENDI A IDENTIFICA OS LUGAR PROFESSOR GOSTEI DO SEU BLOG QUENIDI MUITO LEGAL.FABIO JUNIOR MARTINS DORNELLES 6 ANO 3

    ResponderExcluir
  14. O GPS é uma forma de orientação guiado por satélite.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. PROF: EU ENTEDI QUE O GPS SERVE PARA INDICAR A ONDE AS PESSOAS ESTA POR EXEMPLO SE ALGUMA PESSOA ESTIVE PERDIDA E COM O GPS ELE NÃO FIA PERDIDO, E FOI ISSO QUE EU ENTEDI GISELLY 6 3

    ResponderExcluir
  18. Achei o texto muito bom. Ele fala sobre o GPS, um aparelho muito usado hoje em dia, é usado muito nos carros e também nos celulares. Ele é tipo um mapa.
    Suzana Ferreira Lima 6°ano 6202

    ResponderExcluir
  19. o gps é o meio de orientação. via satelite muito importante. para as pessoas. eu entendi professor que: o gps é um é um meio de orientação mais usados no mundo.. tambem achei o seu blog muito legal.. parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson eu gostei do testo ele nos ajuda a localizar onde estamos e para onde vamos o gps e muito importante para as pessoas para os jovems que gostam de tecmologia o gps e muito importante. 6ano3

      Excluir
  20. Olha Professor Quened eu achei o texto do GPS muito legal ele e muito util para todos nos e eu te dou por este texto

    ResponderExcluir
  21. olha professor o que eu entendi que sem o gps ajuda muintas pessouas pelo menos foi ok eu entendi assinado joao vitor de souza ribeiro

    ResponderExcluir
  22. O GPS e uma ferramenta tecnologica que tem facilitado a vida de muitas pessoas em relação a localização por ser um instrumento de localização mais simples podendo ser utilizado por pessoas mais jovens como eu.

    aluna:Aline Silva Torres 6º ano 03

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir