quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Entendendo a Globalização e sua influência

Globalização, mundialização, internacionalização são termos que podem ser considerados sinônimos do que o mundo vem experimentando, segundo alguns, a partir dos anos oitenta, para outros há mais de cinco séculos, e hoje vemos, ouvimos e lemos inúmeras matérias que os conceituam das mais diversas maneiras e formas. Para alguns, um obstáculo que causa tropeço no caminhar. Para outros, um avanço com muitos benefícios.

Na verdade, o efeito globalizante pode ser visto sob aspectos negativos e positivos, a depender da ótica com que é olhado. Para um país como os Estados Unidos da América a situação global é excepcional, pois lhe dá condições de gerir e ingerir, fluir e influir nos mais diversos pontos do universo em tempo real. Há 6.809 línguas no mundo e evidentemente não são todos que podem gozar dos privilégios da globalização. Para países em situação de miserabilidade a globalização é aterradora, representa ingerência externa, interfere no cultivo das tradições, permite comparações que muitas vezes não são benéficas e acabam por atrapalhar planos e metas governamentais. Para os países em desenvolvimento a mundialização é uma faca de dois gumes. O primeiro, afiado para cortar as possibilidades de que sejam acobertadas suas misérias e mazelas, seus problemas de corrupção, de má gestão da coisa pública, do desgoverno, uma vez que as notícias transitam em tempo real e não mais como dantes. O segundo gume, afiado para cortar o isolamento às vezes pretendido e propiciar uma abertura para os demais países do mundo e assim gerar possibilidades reais de um entrelaçamento social, político, cultural e comercial.

Nesse ensaio dos efeitos gerados pela globalização aparecem as relações comerciais, inicialmente formadas entre países fronteiriços para depois transpor distâncias e criar um mercado efetivamente global, em que é possível perceber claramente a necessidade de que todos procurem parceiros para seu desenvolvimento.

Com o avanço da globalização econômica, financeira e comercial, a temática prioritária no campo empresarial passou a ser a competitividade. Nesse caminho, a necessidade de se impor em um mercado sem fronteiras fez com que as economias substituíssem o trabalho humano desqualificado pela eficiência e perfeição da alta tecnologia, muitas vezes gerando desemprego ou realocando trabalhadores para funções menos nobres.

6 comentários:

  1. professor primeiramente parabém por hoje!
    eu adorei o texto sobre a grobalização da pra gente entender melhor sobre o assunto pude perceber que os avanço foi inaqueditavel pricipalmente na economia, finaceiro e comercial eu achei muito interressante. abraços lucivana 3 ano 20

    ResponderExcluir
  2. Bom!podemos peceber que esse é mais um dos conceitos básicos do que a globalização e o que ela realmente traz para a sociedade, pois está cada vez mais disputada no meio empresarial, fazendo com que eles se ataquem mostrando qual o melhor.A cada dia vem gerando à mesma pergunta:"A globalização está trazendo benefícios ou consequências para as pessoas?".
    (Gilderlâyne Fernandes)2°ano"17".

    ResponderExcluir
  3. seu blog é legal professor
    tem varias mensagens sobre conteúdos
    VALDIRENE 2°16

    ResponderExcluir
  4. as mensagens do blog tem vários conteudos importantes
    temos q ler com bastante atenção pois da para aproveitar bastante coisa
    kayke2°16

    ResponderExcluir
  5. bom como pude ver pelo texto que nos ensina muitas coisa como por exemplo que Há 6.809 línguas no mundo isso e muito importante

    ResponderExcluir
  6. O que eu pude entender é que GPS é um pequeno instrumento que em contato com satélites artificiais podem determinar as coordenadas geográficas, altitude e orientação de qualquer ponto na superfície Terrestre.

    Gabriel Dias Freitas "6°1"

    ResponderExcluir