sábado, 9 de outubro de 2010

América Latina


Mapa da América Latina.

O nome América Latina é derivado das línguas faladas em diversas partes do continente americano. Na América do Norte somente o México se insere nesse contexto, além de toda a América Central e do Sul. Isso significa que são países de língua latina, como o português, o francês e o espanhol. Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.

Na América Latina era desenvolvida a agricultura de subsistência, incluindo ainda caça, pesca e coleta. Com a chegada dos colonizadores europeus, grande parte dos países latinos passaram a cultivar produtos destinados à exportação, com o objetivo de obter lucro.

São identificadas duas formas de produção, uma destinada ao mercado externo (monocultura) e outra direcionada ao abastecimento interno (policultura).

Os países latinos são grandes exportadores de produtos primários, os mesmos tiveram uma industrialização tardia em relação às nações desenvolvidas, motivo que fez com que a América Latina se tornasse dependente.

Economia atual

Recentemente foram realizadas mudanças significativas na agricultura latina que promoveram alterações profundas no espaço e na economia. As mudanças ocorreram em decorrência da inserção de máquinas, tecnologias, implementos, insumos agrícolas (herbicidas, fertilizantes, inseticidas entre outros) e técnicas de manejo, que resultou no aumento da produtividade e conseqüentemente dos lucros.

A pecuária ocupa hoje um lugar de destaque, atividade praticada de forma semi-intensiva, são criadas raças bovinas européias em regiões de clima frio e a raça zebu em áreas de clima tropical.

Outra atividade econômica bastante difundida em praticamente todos os países da América Latina é o extrativismo e a mineração. Existe um grande fluxo comercial desenvolvido internamente entre os componentes latinos, uma vez que há uma dependência em relação a alguns minérios, além da exportação dos mesmos para diversos lugares do mundo.

O setor industrial é dividido em indústrias tradicionais e de beneficiamento. Atuam na produção de matéria-prima a partir do beneficiamento de minérios ou produtos agropecuários, incluindo aquelas que produzem bens de consumo, como as tradicionais indústrias alimentícias e têxteis, apesar de alguns países possuírem um setor industrial mais diversificado, que varia desde a indústria de base até a tecnologia de ponta, com essas características temos o Brasil, a Argentina e o México.

12 comentários:

  1. Pude enteder,que America Latina possuia semelhanças quanto a condição de subdesenvolvimento na economia frágil e atrasada, sem contar com os problemas sociais e políticos.
    E com á chegada dos colonizadores europeus a maioria dos países latinos começavam á cultivar produtos para exportação, com o objetivo de obter lucros.
    É isso aí!
    Domingos Neto 2 Ano 16

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver seu comentário, és um aluno participante.

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que com À chegada dos colonizadores europeus a maioria dos paises latinos começavam À cultivar proditos para exportaçao,com objetivo de ter muito lucro e que teve muita mudanças e que os paÌses que integram a amÈrica latina possuem semelhanças quanto a condiçao de subdesenvolvimento,tais como economia fragil e atrasada e problemas socias e tambem politicos.
    foi isso q eu entendi!
    Rafaela Soara 8 ANO 07

    ResponderExcluir
  4. "O nome América Latina é derivado das línguas faladas em diversas partes do continente americano. Na América do Norte somente o México se insere nesse contexto, além de toda a América Central e do Sul. Isso significa que são países de língua latina, como o português, o francês e o espanhol. Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.O nome América Latina é derivado das línguas faladas em diversas partes do continente americano. Na América do Norte somente o México se insere nesse contexto, além de toda a América Central e do Sul. Isso significa que são países de língua latina, como o português, o francês e o espanhol. Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos."

    Legal agora estou sabendo mais sobra as americas. Sempre tive uma certa curiosidade sobre elas.
    Depois posta sobra a América do Sul.....
    Ass: Luís Otávio 7º Ano "5"

    ResponderExcluir
  5. Pude enteder,que America Latina possuia semelhanças como as condição de subdesenvolvimento na economia sem contar com os problemas sociais e políticos. E com á chegada dos colonizadores europeus a maioria dos países latinos começavam á cultivar produtos para exportação,com o objetivo de obter lucros.
    Os países latinos eram exportadores de produtos primários, mais mesmo assim tiveram uma industrialização tardia em relação às nações desenvolvidas, motivo que fez com que a América Latina se tornasse dependente.
    VLW...
    klauber 3ºano 20

    ResponderExcluir
  6. AMEI SEU BLOG,FICOU XIQUE DE MORRER!!!!!!!!!!ARRASOU
    TE ESPERO NA MINHA IGREJA NO DIA 11 E 12 OK
    XERUUUUUUUUUUUUU
    XALOMMMMMMMMMMM
    THALITA 2° 16

    ResponderExcluir
  7. Cuba foi o único país Latino-Americano que durante varias décadas rompeu com o domínio dos Estados Unidos e construiu um sístema Socioeconômico diferente, basedo na propriedade estatal e no planejamento centralizado na na economia ..
    Karynne moreira
    8° ano "7"

    ResponderExcluir
  8. Primeiro é bom essa iniciativa de ter um blog como meio de ensino...
    E eu aprende, porque eu não sabia que o setor industrial era dividido em industria tradicionais e beneficiamento...
    Ingrith Victória 8°ano "8"

    ResponderExcluir
  9. A América Latina atua na produção de matéria -prima que a torna dependente, pois é uma grnade exportadora primária.
    Beatriz 8°7

    ResponderExcluir
  10. A América Latina hoje se destaca pela pecuária, pois, são criadas raças bovinas européia em regiões de clima friae raças zimbu em aréas de clima tropical.
    Iaynara 8º7

    ResponderExcluir