sábado, 5 de novembro de 2011

1ª PISTA DE CARTOGRAFIA - CEPA 05/11/2011


31 comentários:

  1. Cartografia é a ciência q trata da consepção,produção,difusão, ultilização e estudo dos mapas.
    Cartografia matématica é o ramo da cartografia q trata dos aspectos matématicos ligados a concpeção e construçao dos mapas.
    Tatiane
    8°ANO "5"

    ResponderExcluir
  2. A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. gostei muito de aprender cartografia . fabricio 8°ANO "5"

    ResponderExcluir
  3. A cartografia do grego chartis = mapa e graphein = escrita, a cartografia é a ciência que trata da utilização e estudo dos mapas.

    Luís Otávio 8º Ano "5"

    ResponderExcluir
  4. A Cartografia Brasileira é baseada nos padrões europeus de Cartografia marítima, nos quais a Estrela Polar determina o "Norte". Muito bom gostei de aprender esse conteudo.

    Wallis Gomes de Souza 8ºano "8"

    ResponderExcluir
  5. m um mapa verdadeiramente brasileiro, o ponto de referência seria o Cruzeiro do Sul e não a estrela polar, o Brasil seguramente estaria no centro, e os europeus achariam que estavam sendo representados "de cabeça para baixo".

    alan crisostomo oliveira
    8ºano8

    ResponderExcluir
  6. Cartografia é a arte e ciencias de traçar mapas.
    A cartografia é o item principal na utilizaçao da criação mapas ou graficos, que pode ser representado em papel ou em um monitor.

    SAMUEL ANTÔNIO
    8º ANO 6

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Entendi que a cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem. Geografia, Luan Queiroz 6°Ano 2.

    ResponderExcluir
  9. Atualmente, os cartógrafos contam com informações gráficas enviadas por satélites. Estes dados chegam com total precisão, cabendo ao cartógrafo interpretá-los e organizá-los de forma científica. Computadores avançados são utilizados nestas operações, oferecendo resultados de grande importância.

    A palavra Cartografia foi criada por um Português o 2º Visconde de Santarém (1791-1856), Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Machado Leitão e Carvalhosa, o qual a usou pela primeira vez numa carta escrita em Paris em 08 de Dezembro de 1839 e enviada ao historiador Português Francisco Adolfo Varnhagen.Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia-a-dia. Esta ciência também é muito importante para o estudo de diversas áreas da Geografia.

    APEZAR QUE EU NÃO FUI NA PISTA DE CARTOGRAFIA EU OUVI FALA QUE FOI OTIMA. E GOSTEI DA IDEIA DO PROFESSOR QUENIDI PORQUE ELE TRANSFORMO UM SABADO QUE TODO MUNDO ACHO QUE IA SER RUI EM UM SABADO OTIMO PORQUE FOI BOM PARA O APRENDIZAGEM E TAMBEM PORQUE TODOS SE DIVERTIRAM.
    ALUNA: AISLA REGINA
    SERIE:8ºANO (7)

    ResponderExcluir
  10. O que estuda a cartografia urbana?Cartografia urbana. Mapas, cartas e plantas que nos mostram os traçados urbanos de cidades ou de partes de cidades.Através destas cartas podemos observar o traçado das cidades, a natureza dos seus espaços urbanos, a estrutura de quarteirão e a estrutura de loteamento, a localização de edifícios e de funções, bem como observar as características físicas do sítio e as suas relações com o território. Gostei muito de estudar cartografia.História,Luan Queiróz 6ºAno 2.

    ResponderExcluir
  11. a cartografia e o estudo dos mapas
    que usa as tecnicas de ciencias e artes que explora documentos para sua utilização pra pesquisas dos mapas (Willis 6 ano 2)

    ResponderExcluir
  12. entendi q a cartografia e a parte da geografia q estuda os mapas e operações cientificas que usa diversas tecnicas que facilita nois com a função de vizualisar e facilitar nosso dia a dia nos ajudando a entender melhor o estudo dos mapas na geografia (RUAN 6 ano 1 da manha )

    ResponderExcluir
  13. Então a cartografia, a relação da cartografia com os mapas e as cartas (incluindo mapas e cartas geográficas, cartas cadastrais ou plantas). O que são: mapas gerais, temáticos e especias.
    Gostaria de saber também, quais os elementos de um mapa e me informar melhor sobre os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais, além das formas básicas de orientação.Obrigado !

    weberson 7°ano4

    ResponderExcluir
  14. ENTÂO A cartografia é a ciência e ofício da produção e estudo de mapas. Os mapas eram antiga e tradicionalmente feitos usando material de escrita e papel. Com o aparecimento dos computadores a produção sofreu uma verdadeira revolução. Os mapas comerciais são agora feitos com software próprio (Sistemas de Informação Geográfica (SGIs), CAD ou software especializado em ilustração para mapas).


    monica 7º ano 4

    ResponderExcluir
  15. Entao a cartografia e um e uma ciencias que traça os mapas
    isso e muinto importante
    valel professo ate mais

    lorrayne 7°ano 4

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS (Global Positioning System) do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Portanto, a cartografia é uma ciência voltada para a elaboração de mapas, unindo conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

    Abraços!
    Matheus Bersani
    6º ano 01

    ResponderExcluir
  19. Cartografia é a arte e o conjunto de técnicas de elaboração de cartas geográficas ou mapas. Uma das artes mais antigas da civilização, por uma necessidade de se esquematizar dados geográficos para subsídio de várias atividades, principalmente explorações, conquistas de novas terras, agrimensura e transporte.

    João Pedro Rodrigues de souza
    6º ano 01

    ResponderExcluir
  20. A cartografia foi a evolução dos mapas através da historia ditas, que formaram-se em épocas mais, antigas aonde iniciou a cronologia da cartografia com escavações, pinturas em muros. As tábuas da Babilônia e os papiros do Egito são exemplos de representações cartográficas também foi construído o primeiro mapa mundi em argila na Antiga Babilônia do século VI a.C.
    Com a cartografia hoje é uma forma de localizarmos e identificar características geológica, de selo de hidrografia e vegetação de um pais, por isso foi possível conhecer mais profundamente os nossos relevos brasileiro e todas as suas características e belezas naturais com o uso da cartografia.
    João Pedro Ferreira dos santos Almeida
    6ª ano 01
    Geografia

    ResponderExcluir
  21. Práticas com mapas eram atividades subutilizadas nas escolas. Hoje se transformaram em preocupação fundamental para o ensino de geografia. Importantes noções, como a própria localização espacial, são tratadas com o auxílio de mapas. 'Cartografia escolar' tem como objetivo fomentar a produção e o uso de mapas com jovens e crianças na sala de aula. Renomados especialistas tratam da metodologia, da teoria e da prática da construção do espaço geográfico, assim como da sistematização da cartografia temática. Livro importante para educadores, também pode ser usado nos cursos de capacitação de professores.

    Amanda Araújo Souza
    6°ano 1
    História

    ResponderExcluir
  22. Bem a cartografia sempre ocupou um lugar central. De fato durante seculos a geografia manteve-se inseparável da astronomia e da cartografia sendo assim, a cartografia te teve os procedimentos técnico desenvolvidos pelos gregos. E também encontramos a localização de mais de oito mil lugares.
    EUSTELIA "1º 11" VESPERTINO (HISTORIA).

    ResponderExcluir
  23. Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS (Global Positioning System) do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Portanto, a cartografia é uma ciência voltada para a elaboração de mapas, unindo conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

    Abraços!
    Matheus Bersani
    6º ano 01 (Geografia e História)

    ResponderExcluir
  24. Cartografia é a arte e o conjunto de técnicas de elaboração de cartas geográficas ou mapas. Uma das artes mais antigas da civilização, por uma necessidade de se esquematizar dados geográficos para subsídio de várias atividades, principalmente explorações, conquistas de novas terras, agrimensura e transporte.

    João Pedro Rodrigues de souza
    6º ano 01 (História e geografia)

    ResponderExcluir
  25. bem Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. O vocábulo foi pela primeira vez proposto pelo historiador português Manuel Francisco Carvalhosa,numa carta datada de 8 de Dezembro de 1839, de Paris, e endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, vindo a ser internacionalmente consagrado pelo uso.

    Daniel 8º5 :D

    ResponderExcluir
  26. cartografia e a ciencias que trata sobre varias coisas tipo: CONCEPÇAO PRODUÇAO E DIFUSAO. GOSTEI MUITO RECOMENDO PARA OUTRAS PESSOUA.

    LIDIA ARAUJO NACIMENTO. 8 ANO 5.

    ResponderExcluir
  27. A cartografia vem dos antigos gregos e foram base da cartografia moderna ela também é muito importante na geografia e na astronomia ao analisar a evolução dos mapas. ela também é importante na observação dos astros celestes.
    WEVERSON 1º11 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  28. Aprendi nesta aula que cartografia sãos os estudos dos mapas . Através deles podemos identificar as regiões como : norte, sul , leste e oeste . Achei bem interessante e diferente .

    Vitória Barcelar Silva

    6 - '' 2 ''

    ResponderExcluir
  29. A cartografia vem dos antigos gregos e foram base da cartografia moderna.
    De fato durante seculos a geografia manteve-se inseparável da astronomia e da cartografia sendo,ela também é importante na observação dos astros celestes.


    sabrina oliveira silva 6°ano 2.

    ResponderExcluir
  30. Cartografia é a arte e o conjunto de técnicas de elaboração de cartas,
    geografia q estuda os mapas e operações cientificas que usa diversas tecnicas que facilita nois com a função de vizualisar e facilitar nosso dia a dia.

    nathália oliveira silva. 7° ano 1

    ResponderExcluir