domingo, 21 de agosto de 2011

O relevo do Brasil


O Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro.O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação deAb'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies. Mais recentemente, com os levantamentos detalhados sobre as características geológicas, geomorfólogicas, de solo, de hidrografia e vegetação do país, foi possível conhecer mais profundamente o relevo brasileiro e chegar a uma classificação mais detalhada, proposta, em 1989, pelo conceituado professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Na classificação de Ross, são consideradas três principais formas de relevo: planaltos, planícies e depressões.
Planaltos
Os planaltos ocupam aproximadamente 5.000.000 km² e distribuem-se basicamente em duas grandes áreas, separadas entre si por planícies e platôs: o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.
Planícies
As planícies cobrem mais de 3.000.000 de km² do território brasileiro. Dividem-se em três grandes áreas: a Planície Amazônica, a planície litorânea e o Pantanal Matogrossense.
Depressões
Nos limites das bacias com os maciços antigos, processos erosivos formaram áreas rebaixadas, principalmente na Era Cenozóica. São as depressões, onze no total, que recebem nomes diferentes, conforme suas características e localização.
 Depressões periféricas: Nas regiões de contato entre estruturas sedimentares e cristalinas, como, por exemplo, a Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense.
 Depressões marginais: Margeiam as bordas de bacias sedimentares, esculpidas em estruturas cristalinas, como a Depressão Marginal Sul-Amazônica.
 Depressões interplanálticas: São áreas mais baixas em relação aos planaltos que as circundam, como a Depressão Sertaneja e do São Francisco.

9 comentários:

  1. Eu entendi nesse texto de que:
    *Planaltos - Ocupam aproximadamente 5.000.000 km quadrados e distribuem-se basicamente em duas áreas.
    *Planícies- Cobrem mais de 3.000.000 km quadrados do território brasileiro.
    *Depressões-Nos limites das bacias com os maciços antigos, que formaram áreas baixas que chamamos de depressões.

    ALUNO: PAULO VÍTOR
    SÉRIE: 6°ano "1"

    ResponderExcluir
  2. Nesse texto mostra que atraves de uma pesquisa feita pelo respeitado professor Jurandyr Ross,descobrui que são três formas de relevo:planaltos,planícies e depressões.Antes só eram duas formas de relevo,planalto e planície.
    João Pedro R.Souza
    6ºano"1"

    ResponderExcluir
  3. Orelevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação deAb´´Saber,sua classificação identifica dois grandes tipos de relevo no território brasileiro,mais desde 1989 oprofessor Jurandyr Ross descobriu mais um tipo de relevo p
    planalto,planície edepressões.
    Matheus Bersani 6ºano"1"

    ResponderExcluir
  4. Antes da descoberta do professor Jurandyr Ross,sei que tinha dois tipo de relevo planalto e planície,mas agora são tres planalto,planície e depressões,agora podemos estudar e conhecer melhor todos esses tipos de relevos brasileiros e eu adoro aprimorar meus conhecimentos.
    Amanda Araujo 6ºano"1"

    ResponderExcluir
  5. Que bela explicaçao professor eu gostei muito desse texto falou muito bem sobre o relevo brasileiro e tambem com esse texto e outros podemos saber muitas coisas e tambem descobrir e no futuro o relevo podera nos ajudar com pesquisas e trabalhos matheus vinicius nº 22

    6ª ano 1

    ResponderExcluir
  6. quenidi eu aprendi muito com o texto relevo no brasil com esse texto e outros podemos saber sobre o relevo do nosso pais e no futuro podera nos ajudar com pesquisas e trabalhos igor juliano 6ano3

    ResponderExcluir
  7. O Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro.O Brasil é um país de altitudes modestas.

    Aluno: Edimar Felype
    Série: 6º ano 3

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação deAb'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. aluna:Nayara dos santos pereira série:6°ano 2

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação deAb'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies. Mais recentemente, com os levantamentos detalhados sobre as características geológicas, geomorfólogicas, de solo, de hidrografia e vegetação do país, foi possível conhecer mais profundamente o relevo brasileiro e chegar a uma classificação mais detalhada, proposta, em 1989, pelo conceituado professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo aluno:wanderson. serie:8°ano 2

    ResponderExcluir