terça-feira, 24 de maio de 2011

SISTEMA SOLAR - PRIMEIRAS DESCOBERTAS

O teólogo polonês Nicolau Copérnico (1473 -1543), autor do livro "Sobre as Revoluções dos Orbes Celestes", explicou pela primeira vez que a Terra gira em torno do Sol. A idéia dá novo rumo às ciências naturais e tais idéias eram contrárias a teoria da igreja. Mas à princípio, suas declarações não incomodaram muito, até que alguns anos depois, outro grande astrônomo, o italiano Galileu Galilei (1564 - 1642), descobriu através de seu telescópio rudimentar que a Lua possui uma topografia irregular, cheia de vales, montanhas e crateras, alem de regiões mais planas denominadas mares.
A principal descoberta de Galileu Galilei foi feita ao apontar para o céu sua recém-inventada luneta, onde ele descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter, marcando o início das pesquisas sobre o Universo. Tais luas passaram a ser chamadas até os dias de hoje de "Satélites Galileanos" (Io, Europa, Calisto e Ganimedes). Suas idéias foram repudiadas pela igreja que o acusou de heresia, o que atrasou os estudos astronômicos. Somente depois de muitos anos seu trabalho foi aceito.
Sistema Solar com o Sol e os nove planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOLAR:
O sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão).

O NASCIMENTO:
O sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira. Essas nuvens giram ao redor de um único ponto, de maior gravidade, onde se localizará no futuro a estrela (Sol). Por efeito dessa rotação, a nuvem vai ganhando a forma de um globo que concentra em seu núcleo, a maior parte da massa e poeira. Esse disco torna-se cada vez maior, mais quente e se condensa cada vez mais. O calor que isso resulta, dá inicio à transformação do hidrogênio em hélio. Através desse processo, em que é liberado energia, desencadeia-se uma série de reações termonucleares que ativam o núcleo da nuvem surgindo assim, uma estrela.
Enquanto tudo isso ocorre no núcleo... Na parte mais externa, as nuvens também se condensaram até formar pequenas massas. Essas massas se transformam nos planetas, todas elas presas pela força maior do Sol, girando ao seu redor.

39 comentários:

  1. A principal descoberta de Galileu Galilei foi feita ao apontar para o céu sua recém-inventada luneta, onde ele descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter, marcando o início das pesquisas sobre o Universo Sistema Solar com o Sol e os nove planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão).O sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira. Essas nuvens giram ao redor de um único ponto, de maior gravidade, onde se localizará no futuro a estrela (SolO sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira. Essas nuvens giram ao redor de um único ponto, de maior gravidade, onde se localizará no futuro a estrela (Sol;O sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira. Essas nuvens giram ao redor de um único ponto, de maior gravidade, onde se localizará no futuro a estrela (SolO sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira. Essas nuvens giram ao redor de um único ponto, de maior gravidade, onde se localizará no futuro a estrela SoL. NOME NAYARA OLIVERA DOS SANTOS TURMA;6 ANO 3.

    ResponderExcluir
  2. Foi explicaddo pela rimeira vez que a terra gira em torno do sol.pelo polonês Nicolau Copérnico,o astrônomo italiano Galeleu Galelei,descobriu atravez do telesc´copio rudimentar que a lua possui uma topografia irregular,cheia de vales e alem de regiões mais plane.Mesmo com a tecnologia da época eles fizeram grandes descobertas. NOME> AMANDA ARAÚJO SOUZA, 6 ANO 1.

    ResponderExcluir
  3. como ele descobril essa teoria ele descobril essa teoria so ou com um ajudante?o sistema sola e formado por 9 planeta e milhoes de asteroides foi explicado pela primeira vez que a terra gira em torno do sol pelo colones nicolaus copernico o sistema sola naceu numa gigante nuvem de gas e poeira como ele descobriu isso?"brennda dos santos dornelles"

    ResponderExcluir
  4. 1. Uma esfera de gás e pó:
    Há 4,5 bilhões de anos teve início a formação do sistema solar a partir de uma nuvem de gás e pó que entrou em colapso em virtude de seu próprio peso e que, devido a seu movimento de rotação, formou um disco ao redor do Sol que nascia

    2. Um disco em rotação:sis_formacao2.jpg
    O movimento de rotação do sistema solar primitivo prosseguiu, e a matéria sólida presente no disco começou a aglomerar-se. Alguns aglomerados de matéria mediam vários quilômetros. No centro, o Sol liberava uma enorme quantidade de calor que provocou a aglomeração da matéria.

    sis_formacao3.jpg3. A formação dos planetas:
    No sistema solar exterior, formaram-se quatro grandes massas que deram origem aos planetas gigantes gasosos. sua intensa gravidade favoreceu a constituição de densas atmosferas. mais próximos do Sol formaram-se os planetas terrestres.

    4. O sistema solar atual:sis_formacao4.jpg
    É composto por nove planetas que viajam em torno do Sol descrevendo órbitas estáveis. A maioria deles possui satélites naturais. Os asteróides e os cometas são resíduos do sistema solar primitivo.

    Aluno: Matheus Moreira Bersani 6° ano1

    ResponderExcluir
  5. O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.

    O sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.

    Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até Agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão.

    Os planetas menores e mais próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. É isto mesmo são planetas que são formados basicamente por hidrogênio e hélio!

    Com exceção da Terra todos os planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana.

    Aluno: João Pedro Rodrigues de Souza 6° ano 1

    ResponderExcluir
  6. A terra é o único planeta do sistema solar que tem vida humana. Isso é possível por sua distância média do sol. Pois se fosse muito próximo do sol, seria muito quente derretendo toda a água do nosso planeta, e se fosse muito distante seria muito frio, congelando toda a nossa surpefície.
    Aluno: Matheus Moreira Bersani
    Ano: 6° 1

    ResponderExcluir
  7. QUENIDI DISSE QUE O SISTEMA SOLAR E FORMADO EM 9 PLANETAS EU CONHEÇO ALGUNS POR EXEMPLO PLUTÂO MARTE VENOS SARTUNO E TAMBEM O PLANETA TERRA E O UNICO PLANETA QUE TEM VIDA E TANBEM A SUPEFISSE E MUITO FRIO.ALUNO EZEQUIAS ANO 6 3

    ResponderExcluir
  8. A Terra:Vivemos no planeta Terra.A Terra faz parte do Sistema Solar.O Sistema Solar é formado por uma estrela(o sol), oito planetas e vários satélites. O sistema Solar é uma parte dos bilhões de astros que formam o Universo.As estrelas, os planetas e os satélites são astros.Astros são corpos celestes.As estrelas são astros que tem luz própria, como o sol.Ele ilumina os outros astros do sistema solar.
    Os planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor do Sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.Para observ´-los no espaço é necessário usar um instrumento chamado Telescópio.
    O Satélites são astros que não têm luz próprio e giram ao redor de um outro astro. A luz é satélite natural da Terra.
    A Terra é um planeta de forma arredondada, ligeiramente achatado nos polos. Há polos: o Polo Norte e o Polo Sul.

    ALUNA: GEOVANNA DORO CARMO ALMEIDA, Nº12, 6º ANO "1".

    ResponderExcluir
  9. Professor Quenidi, gostei do texto, pois nos ajuda a lembrar os 8 planetas do sistema solar que são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neturno e Plutão(asteróide).
    E sabemos que o sistema solar é formado pelos planetas e asteróides. Aprendi também que o sistema solar surgiu de uma gigantesca nuvem de gás e poeira.

    Paulo Vitor (6ºAno 1)

    ResponderExcluir
  10. O Sistema Solar e formado por 9 planetas e um Sol seu astro rei todos sabemos que a Trra gira em torno dele e que ele tem luz propia os nosso 9 planta são Mercúri,Vênus,Terra,Marte,Júpiter,Saturno,Urano,Neturno e Plutão a Geografia e muito importante para o nosso conhecimento e apredisado dos nosso planeta. Um abraço do seu aluno Euriques Claudiano de Azevedo 6ano1

    ResponderExcluir
  11. A terra é o único planeta do sistema solar que tem vida humana. Isso é possível por sua distância média do sol. Pois se fosse muito próximo do sol, seria muito quente derretendo toda a água do nosso planeta, e se fosse muito distante seria muito frio, congelando toda a nossa surpefície.

    ResponderExcluir
  12. O sistema solar é composto por oito planetas.

    ResponderExcluir
  13. eu aprendi que o sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.PROFEESSO ACHEI O TEXTO BEM LEGAL E EU APRENDI MUITA COISA!!!!


    FABIO JUNIOR SERIE 6 ANO 03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu aprndi que o sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
      eu gostei desse texto de montão eu curti muito

      natiellem 6 ano 03

      Excluir
    2. professor eu gostei muito do texto e aprendi que o planeta é formado por 9 planetas e por milhares de asteroide eoutras coisa mais eu gostei muito e tambem gosto das aula devc professor Quenidi.

      Excluir
    3. eu vou fazer outro texto maia bem criativo

      Excluir
  14. eu aprendi que O sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
    Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão). aaluna tainan 6 ano 3

    ResponderExcluir
  15. O sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
    Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão). aluna layane seri 6 ano 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idéia dá novo rumo às ciências naturais e tais idéias eram contrárias a teoria da igreja. Mas à princípio, suas declarações não incomodaram muito, até que alguns anos depois, outro grande astrônomo, o italiano Galileu Galilei (1564 - 1642), descobriu através de seu telescópio rudimentar que a Lua possui uma topografia irregular, cheia de vales, montanhas e crateras, alem de regiões mais planas denominadas mares.

      anderson 6'ano 03

      Excluir
  16. eu aprendi que O sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
    Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão).
    eu gostei
    aline 6 ano 03

    ResponderExcluir
  17. professor eu gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  18. Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão

    ALUNA SAMARA SERIE 6 ANO 03

    ResponderExcluir
  19. o sistema solar nasceu como uma gigante nuvem de gas poeiras e essa nuvem se roda atraves de um unico ponto ne uma maior gravidades onde se encontra as estrelas,os sol e a lua por efeito da rotasoes as nuvem vai ganhando um globo que consentra o nucleo a maio massa sao da poeira e da massa esse disco tona-se maior e mais quente e se desenvolver mais o calor que fais da a transformaçao de um hidrogenio e hilio atraveis de isso tudo que vem a energia se transfomar uma serie de reaçoes termucleares que ativa o nucleo da nuvem surgindo uma estrela.....

    prof:quenidi


    fabio junior serie 6 ano 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gotei muito do texto ele e muito inportante o sistema solar e formado por 9 planetas e pormilhares esteroides vitor hugo nunes esperandio

      Excluir
  20. Olha professor Quenidi eu descobrir que o Sistema Solar e formado por 9 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão).
    esse texto e muito legal professor eu ostei muito...

    ALUNO:Daniel Wenderson
    SÉRIE:6° ANO 2

    ResponderExcluir
  21. Professor Quenidi eu descobrir que o Sistema Solar e formado pro planetas e asteroides ao redor da Terra, e tb eu achei esse texto muito legal professor.

    ALUNO:João Vitor
    SÉRIE:6° ANO 2

    ResponderExcluir
  22. Professor eu descobrir que o Sistema Solar e muito legal ele tem 9 planetas e asteroides e tb que os asteroide so ficam ao redor da Terra, e tb professo Quenidi eu gosto muti de vc e da suas aulas.

    ALUNO:Everton
    SÉRIE:6° ano 2

    ResponderExcluir
  23. Esse texto é muito interessante, porque conta que Nicolau Copérnico é o autor do livro sobre as revoluções dos Orbes celestes.
    Entendi também que Galelu Galilei descobriu que a lua possui uma topografia irregular, cheias de vales, montanhas etc. E o sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides.
    O Sistema Solar nasceu através de uma nuvem cheia de gás e de uma poeira. O texto é muito importante e interessante para a nossa vida.
    Aluna: Juliana
    Série: 6º ano 1.
    Data: 22/06/2012.

    ResponderExcluir
  24. O sistema solar é formado por 9 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão. Por ordem de distância do Sol estão: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
    Os planetas menores e mais próximos ao Sol, de formação rochosa, são chamados de planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Já os planetas mais afastados e com alguns gigantes em relação aos internos, de formação gasosa, são denominados planetas externos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão).

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Eu entendi que o sistema solar é composto por oito planetas:Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.O sistema solar é formado por 8 planetas e por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper localizada depois da órbita de Plutão.

    MATHEUS MATOS MARTINS
    6ºANO02

    ResponderExcluir
  27. Compreendi que o sistema solar alem do sol é composto por nove planeta (Mércurio, Vênus,Terra,Marte,Júpiter, saturno, Netuno,urano e plutão. esses 9 planetas é formada por milhares de asteroides.
    E descobrir que o sistema solar nasceu a partir gigantesca nuvem de gás e poeira. e também descobrir que as nuvens girar ao redor de um único ponto de maior gravidade.
    Gabrielle Aires Dias
    6°Ano 02

    ResponderExcluir
  28. Este texto e muito interessante,
    ensina muito sobre o sistema solar.
    Jessyka Samara 6°2

    ResponderExcluir
  29. Prof. O texto sobre Sistema Solar foi muito bom e importante para minha aprendizagem. Eu sempre achei incrível dizer que a terra gira em torno do sol, pois nem percebemos esse movimento.

    Aluno: Eduardo 6°ano 03

    ResponderExcluir
  30. O texto é muito importante porque nos ensina que o sistema solar nasceu de uma nuvem de gás e poeira, e também e formado por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e também por milhares de asteróides, além de um cintura de objetos kuiper.

    Chrystian 6 º ano 2

    ResponderExcluir
  31. Professor Quinidi, reconheço a importância do seu Blog para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, especialmente despertando a participação dos mesmos em busca de conhecimento, além de propiciar a exposição de idéias sobre o tema apresentado. Tais temas são de grande relevância para o crescimento pedagógico desses alunos, fazendo com que sejamos inseridos neste contexto. Parabéns pela iniciativa e espero que consiga sempre motivar esses alunos, direcionando-os no sentido de aprender mais a cada dia. CRISTIANO SANTOS DE MELO.

    ResponderExcluir
  32. Foi O teólogo polonês Nicolau Copérnico que disse pela 1° vez que a terra gira em torno do sol, e não o contrário, contrariando várias ideologias da época. Isso foi um avanço para as pessoas.
    aluna: Suzana F. Lima
    série: 6°02

    ResponderExcluir
  33. QUENIDI DISSE QUE O SISTEMA SOLAR E FORMADO EM 9 PLANETAS EU CONHEÇO ALGUNS POR EXEMPLO PLUTÂO MARTE VENOS SARTUNO E TAMBEM O PLANETA TERRA E O UNICO PLANETA QUE TEM VIDA E TANBEM A SUPEFISSE E MUITO FRIO.aluno edson junior 6 ano 2

    ResponderExcluir
  34. Com o texto descobri:
    #Que Nicolau Copérnico descobriu que a Terra gira em torno do Sol (heliocentrismo.

    #Os cientistas foram perseguidos e punidos pela Igreja,como é o caso de Galileu Galilei.Mas depois de muito tempo as suas idéias foram aceitas (ele descreve os movimentos de Rotação e Translação).

    #Como se forma o Sistema Solar.Uma nuvem de poeira que os seus gazes são dissolvidos pelo calor do Sol,formando massas que originam os Planetas.

    #Através de outras leituras,aumentou os meus conhecimentos sobre os cientistas e descobrir a data que Plutão deixou de ser Planeta(24/08/2006).A partir daí é considerado como Planetoide chamado Sedna.


    Aluna: Lisandra da Cunha Queiroz - 6º Ano 01 (62.01) Data:25/06/2012

    ResponderExcluir