terça-feira, 24 de maio de 2011

Américas, Cinco Divisões em Um Continente

Ao visualizarmos um mapa das Américas percebemos logo de início que é um continente muito extenso no sentido Norte – Sul. Em conseqüência, suas características regionais são muito claras, sendo difícil de acreditar que temos neste mesmo espaço continental região tropicais e outras polares. Observamos também uma significativa diferença nas questões sócio-econômicas aonde nações ricas fazem fronteira com países mergulhados no caos econômico. Essas diversidades espaciais existentes no continente americanas tornam necessário uma regionalização sobre o mesmo, gerando assim cinco divisões em seu território.

Abordagens Físicas

Para facilitar a compreensão física do continente americano, observou-se que ao longo das Américas existem duas distintas e visíveis cadeias de montanhas (Montanhas Rochosas, ao norte e Cordilheira dos Andes, ao sul) e no centro do continente há um “istmo” que une as duas partes (Norte e Sul). Em razão disto, divide-se a América em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. Essa divisão é muito difundida em todo o mundo, pois nós brasileiros nos consideramos muito mais sul-americanos do que americanos em si. Esta classificação ordena os países americanos a partir de suas características naturais, onde os aspectos físicos são observados como maior diferencial entre as regiões.

Abordagens Humanas

Por outro lado, caracterizar o continente americano a partir dos aspectos sócio-econômicos nos geram uma divisão totalmente adversa da anterior. Nesta abordagem classificamos a América em duas grandes partes: América Anglo-Saxônica e América Latina. Isto é resultado de uma análise sobre a cultura/colonização e economia local, pois como os Estados Unidos e o Canadá foram colonizados pelos ingleses (em grande parte) e os outros países da América sofreram a conquista e colonização dos espanhóis e portugueses, em sua maioria, foi possível dividir todo o continente nestas duas regiões. Ou seja, a América Anglo-Saxônica provém das culturas dos Saxões europeus e a América Latina dos europeus latinos. Atualmente podemos observar uma diferença também na questão econômica em razão de que os Estados Unidos e Canadá (América Anglo-Saxônica) são países desenvolvidos e, em contraponto, os países da América Latina se encontram nos níveis econômicos de subdesenvolvimento ou em processo de desenvolvimento.

Dessa forma, as classificações existentes nos facilitam interpretar e conhecer melhor o continente americano, que é centralizador de grandes diferenças, seja nas características físicas ou humanas do seu território. Demonstrando que sua extensão longitudinal baseia-se na regionalização do espaço, transformando este continente numa região de inúmeras riquezas culturais e naturais

27 comentários:

  1. Com este texto podemos conhecer um pouco mais sobre a América e suas regiões.
    As regiões mais conhecidas são:América do norte,América central e américa do sul, mas também tem a américa anglo_saxônica e américa latina.
    Na américa anglo_saxônica os países são melhor desenvolvidos,tem países de classes elevadas como Estados Unidos e Canadá, já na américa latina ou os países são subdesenvolvidos ou estão em processo de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Observamos uma significativa diferença nas questões sócio-econômicas aonde nações ricas fazem fronteiras com países mergulhados no caos econômico.demonstrando que sua extensão longitudinal baseia-se na regionalização do espaço ,transformando este continente numa região de inúmeras riquezas culturais e naturais.
    ALUNA
    ANA PAULA 8°ANO 8

    ResponderExcluir
  3. A América é um continente muito extenso muito grande.
    Existe muitas diferenças e um delas são
    que tem muitos paises pobres e outros ricos,e também nesse mesmo coninente existe regiões tropicais e polares.
    A América tem três divisões :
    América do norte, América central e América do sul.
    Estamo na América do sul.
    A divisão entre América Anglo-Saxônica e América Latina é feita pelos aspecto, socio-econômica.
    Os Estados Unidos e o Canadá foram colonizados pelos Ingleses e os outros países pelos Portugueses e Espanhois.
    Eu gosto de viver no nosso continente, pois é lindo e grande !
    Aluna:
    Tatiane Pereira Bragança
    8ºano "7"

    ResponderExcluir
  4. Observamos que a América é um continente muito extenso,pois é dividido em três regiões:AMÉRICA do SUL, AMÉRICA do NORTE e AMÉRICA CENTRAL.
    As nações ricos fazem fronteiras com os países mergulhado no caos económico
    IAYNARA 8ºano "7"

    ResponderExcluir
  5. observamos que América éum continete muito extenso ,pois é lindo grnde.
    Sandra 7° ano "5"

    ResponderExcluir
  6. Esse texto aborda várias características do continente americano, como sua extensão Norte - Sul, seus climas tropicais e polares, seu relevo como as cordilheiras, e a divisão sócio-econômica.

    Luís Otávio - 8º Ano "7"

    ResponderExcluir
  7. Este texto nos mostra que a América pode ser dividida de duas maneiras.

    Divisão geográfica:
    *América do Norte
    *América Central
    *América do Sul

    Divisão socioeconômica:
    *América Anglo-saxônica
    *América Latina

    Aluno: Pedro Paulo S. Gomes
    Série: 8ºAno "7"

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Podemos observar nesse texto que existem dois tipos de abordagens na América:

    Abordagem Física:Américas existem duas distintas e visíveis cadeias de montanhas (Montanhas Rochosas, ao norte e Cordilheira dos Andes, ao sul) e no centro do continente há um “istmo” que une as duas partes (Norte e Sul). Em razão disto, divide-se a América em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. Essa divisão é muito difundida em todo o mundo, pois nós brasileiros nos consideramos muito mais sul-americanos do que americanos em si.

    Abordagem Humana: Nesta abordagem classificamos a América em duas grandes partes: América Anglo-Saxônica e América Latina. Isto é resultado de uma análise sobre a cultura/colonização e economia local, pois como os Estados Unidos e o Canadá foram colonizados pelos ingleses (em grande parte) e os outros países da América sofreram a conquista e colonização dos espanhóis e portugueses, em sua maioria, foi possível dividir todo o continente nestas duas regiões. Ou seja, a América Anglo-Saxônica provém das culturas dos Saxões europeus e a América Latina dos europeus latinos. Atualmente podemos observar uma diferença também na questão econômica em razão de que os Estados Unidos e Canadá (América Anglo-Saxônica) são países desenvolvidos e, em contraponto, os países da América Latina se encontram nos níveis econômicos de subdesenvolvimento ou em processo de desenvolvimento.

    Jhenifer 8 ano "8"

    ResponderExcluir
  10. America por ser um grande continente tem cinco divisões A socio-economica America anglo saxônica e latina e a divisão geografica America do norte e do sul .
    João Paulo 8º '7'

    ResponderExcluir
  11. A America e continente muito grande , e foi feita dois tipos de divisão a geográfica:America do Norte, America do Sul e America Central.E a sócio-econômica: America Anglo-Saxônica e America Latina.E possível diferenciar os dois tipos de America Anglo e a Latina por cultura/colonização e economia local.O Brasil esta situado na America do Sul e por isso somos sul-americanos em vez de americanos em si.Pois bem achei o texto muito legal pois fala sobre características da America e é bom estar sempre informado

    Fabrício C. Gomes 8 ano "7"☺

    ResponderExcluir
  12. Na America, pois ser um continente bastante extenso tem grandes diferenças, porque é dividido em cinco partes que são: America do Norte, America do Sul, America Central, America Anglo-Saxonica e America Latina; pois não só sendo o unico continente dividido em cinco partes, mas tambem sua grande diferença do desenvolvimento do continente. Os paises são divididos em duas categorias: os desenvolvidos e os subdesenvolvidos; os paises desenvolvios são aqueles da parte norte do continente, os paises subdesenvolvidos são aqueles da parte central e sul do continente. Tudo isso depende de uma uncia coisa: o dinheiro (o capital) do pais.

    Bethânea - 8 "8"

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Na América existem dois tipos de Abordagens:

    Abordagens Físicas: Essa abordagem divide-se a América em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

    Abordagens Humanas:Essa abordagem divide-se em duas grandes partes: América Anglo-Saxônica e América Latina.

    Ingrith Victória 8º ano "8"

    ResponderExcluir
  15. A America é um continente muito extenso e são divididos em cinco partes: America Central, America do Norte, America do Sul, America Latina e America Anglo-Saxonica. A divisão da America é um assunto muito complexo que aborda diferentes aspectos tanto em relação ao relevo quanto à direção. Hoje em dia com estas informações ficou bem mais fácil estudar o continente americano. Por sua vez o continente abriga vários países, cuja são as maiores potencias mundiais, e assim se tornou um continente bem desenvolvido economicamente.

    Yza Giovanna - 8 "8"

    ResponderExcluir
  16. Na américa anglo_saxônia os países são melhor desenvolvidos,tem países de classes elevadas como Estados Unidos e Canadá, já na américa latina ou os países são subdesenvolvidos ou estão em processo de desenvolvimento

    Gabriel 8ºano8

    ResponderExcluir
  17. Observamos uma significativa diferença nas questões sócio-econômicas aonde nações ricas fazem fronteiras com países mergulhados no caos econômico.demonstrando que sua extensão longitudinal baseia-se na regionalização do espaço ,transformando este continente numa região de inúmeras riquezas culturais e naturais

    Paulo Sérgio 8ºano8

    ResponderExcluir
  18. Com esse texto podemos entender q a America é dividida em divisões socioecômica e divisão geografica ssendo:
    Divisão Socioecômica:
    América Anglo-Saxônica & América Latina
    Divisão Geografica:
    América do Norte
    América Central
    América do Sul

    Sendo que a América do Norte foi colonia de Povoamento e a América foi colonia de Exploração.

    Samuel Antônio
    8º ano 8

    ResponderExcluir
  19. Além da América ser a segundo maior do mundo,eexistem dois critérios usados para se dividir:Regionalizaçãom pelo critério geográfico,e pelo histórico,cultural e socieconômico.Pelo critério geográfico a América é divida em três partes América do Norte,América do Sul e América Central.E pelo critério histórico,cultural e socieconômico,ou seja o mais usado a América é divida em duas partes:América Latina e América Anglo-Saxônica.

    Saffira - 8 "8"

    ResponderExcluir
  20. Com esse texto Podemos dizer q a América divide-se em Socioeconomica e divisão geográfica sendo:

    Divisão Socioeconomica e América Anglo-saxonica

    América Latina.
    Divisão Geográfica:
    América do Norte
    América do Sul.
    Observamos também uma significativa diferença nas questões sócio-econômicas aonde nações ricas fazem fronteira com países mergulhados no caos econômico.

    Taynara Cristina 8º ano"8"

    ResponderExcluir
  21. O continente americano é muito extenso sentido norte-sul, por ser um continente onde tem grandes potencias, é desenvolvido economicamente. As cinco divisões da América é muito usado ultimamente por vários geografos. Há duas formas de regionalização: pelo criterio historico, cultural e socioeconomico e pelo criterio geográfico.

    Ana Luiza - 8 "8"

    ResponderExcluir
  22. O continente americano se destaca muito por sua extensão norte-sul, hoje o continete americano se regionaliza por dois criterios o geografico e o histórico, cultural e socioeconomico. Sendo assim tem divisões na qual o continente é dividido.

    Juliana - 8 "8"

    ResponderExcluir
  23. Além da América ser a segundo maior do mundo,eexistem dois critérios usados para se dividir:Regionalizaçãom pelo critério geográfico,e pelo histórico,cultural e socieconômico.Pelo critério geográfico a América é divida em três partes América do Norte,América do Sul e América Central Renan8ºano8

    ResponderExcluir
  24. Nesse texto notamos que a América e um Continente extensode norte a sul.


    Tendo a:América Anglo-Saxônica:

    Canadá, Groenlândia e Estados Unidos.


    E também a América Latina:

    Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

    E América do Sul, Norte e central é claro xD

    Aluno: Wallis Gomes De Souza 8º ano "8"

    ResponderExcluir
  25. Eu entensendo que quando vemos america da pra percebe que um espaço muito grande a extensão e muita , espaço continental região tropicais e outras polaresdi.diferença nas questões sócio-econômicas aonde nações ricas fazem fronteira .professo amei o seu blog tive conhecimento de muita coisa que não sabia !.
    ALUNA: THALYA URCINO DA SILVA ,TURMA :8ANO "7", PERIODO MATUTINO

    ResponderExcluir
  26. As classificações existentes nos facilitam a interpretar e conhecer melhor o continente americano,que tem grandes diferenças,seja nas caracteristicas físicas ou humanas do seu território.Mostrando que sua extensão longitudinal baseia-se na regionalização do espaço,transformando este continente numa região de várias riquezas culturais e naturais.

    Aluna:Emilly Zanella
    Série:8° ano "8"
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  27. COMO SABEMOS A AMERICA TEM CINCO DIVISÕES EM UM CONTINENTE SÓ.

    DIVISÃO GEOGRÁFICA
    AMERICA CENTRAL
    AMERICA DO NORTE
    AMERICA DO SUL

    DIVISÃO SOCIOECONÔMICA
    AMERICA LATINA
    AMERICA ANGLO-SAXÔNICA

    Aluno: Heitor
    Serie: 8ano 7

    ResponderExcluir