quinta-feira, 31 de março de 2011

Bases Físicas do Brasil. Série Geografia do Brasil

Bases Físicas do Brasil. Série Geografia do Brasil

Essa série de posts visa contribuir com alunos que estão cursando principalmente os do ensino médio, não que o assunto não seja útil a outros anos, mas o que vocês verão aqui é o resultado de um material que foi preparado como breves notas de aulas para um determinado segundo colegial.Como sempre, alerto meus alunos, não se trata de nada acabado, são apenas notas que lhes direcionarão para pesquisas mais abrangentes.
Boa leitura!

Bases Físicas do Brasil.
Podemos entender como base física as ocorrência naturais que se manifestam no território do Brasil. No caso da Geografia, principalmente o relevo, a hidrografia, a vegetação e o clima.
O ser humano atuando no meio natural retira matéria-prima ou usa-o de forma a satisfazer basicamente todas suas necessidades. Não podemos desvincular de forma plena o ser humano do meio natural onde ele vive, nossa intenção aqui e fazer uma apresentação suscinta das características físicas presentes no Brasil, com o objetivo de entender em qual substrato o povo brasileiro e suas instituições atuam.
Segue-se abaixo algumas informação sobre as bases físicas que constituem o Brasil.

Formações vegetais.
As formações vegetais ocupam quase toda superfície do planeta e se desenvolvem naturalmente devido às influências principalmente de clima, solo, umidade, calor, etc. Essas formações vegetais podem receber várias denominações dependendo de quem (ou da ciência) que os estudam. Dentre as denominações temohttp://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/biomas_grf01.gifs:

Relevo.
Das classificações do relevo brasileiro a mais atual e mais usada ultimamente é a do geógrafo Jurandyr Ross da USP.
No Brasil as estruturas de relevo (composição das rochas terrestres) são antigas e as formas de relevo (parte mais superficial das estruturas) são mais recentes. As estruturas de relevo são formadas pelas forças internas do planeta (forças endógenas) enquanto as formas de relevo são esculpidas pelas forças externas (exógenas) com ação da água, ventos, temperatura, etc. Lembramos que sempre há uma relação entre essas duas forças.
As formas de relevo no Brasil são Planalto, Planícies e Depressões que estão assentadas nas estruturas conhecidas como bacias sedimentares, 64% do território e escudos cristalinos 36% dos território.
Planaltos: áreas onde o processo de erosão superam os de deposição, neles ocorrem superfícies irregulares como serras, morros e chapadas em alguns pontos com altitudes superiores a 300 mts.
Planícies: áreas onde a deposição de sedimentos predomina sobre os processos erosivos, geralmente são regiões aplainadas com pouca altitude.
Depressões: nelas os processos erosivos também são predominantes, normalmente são superfícies aplainadas geradas, em grande parte, pela erosão de massas rochosas menos resistentes. No Brasil costumam circular os planaltos, sendo assim uma região mais baixo que o seu redor.

14 comentários:

  1. Gostei muito do texto, pois ensina muitas coisas sobre o brasil, eu vi que as formas de relevo do brasil são planalto, planícies e depressões e são conhecidas como bacias sedimentares.
    ALUNO: DRELLER SERIE: 1º 15.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante... Atraves do texto ampliei os meus conhecimentos referente ao Brasil.Descobri que bases fisicas são ocorrência naturais que se manifestam no território do Brasil, como o relevo, a hidrografia, a vegetação e o clima.
    Gostei muito do texto, pois nos ajuda a compreeder o tremo "Bases físicas o Brasil".

    ALUNO: WARLEY NUNES
    SÉRIE: 2° Ano 23

    ResponderExcluir
  3. O brasil é formado por relevo hidrografia,
    vegetação e clima. A vegetação no brasil é bem extensa no decorrer do ano, não por causa das chuvas, mas sim por causa do solo firme, temperatura , calor e o clima.
    O brasil também é formado por relevo, planalto, planícies e depressões.
    As planícies é abaixa altitude, onde ocorre o processo de erosão.
    Os planaltos é a onde ocorre a erosão, que se acentua nos morros, serras, chapadas e em pontos de3 300 metros.
    Depressões são onde ocorre também as grandes massas rochosas menos resistentes. No brasil se localiza os planaltos.
    ALUNO: Jagnês Felix Rodrigues. SERIE: 1°15.

    ResponderExcluir
  4. eu achei tudo enteressante
    gostei tmbem quando vc falou sobre os fuso horarios

    Mayra 7 Ano"5"

    ResponderExcluir
  5. texto muito interessante que fala do relevo brasileiro que é constituido por planaltos planicies e depreções.
    e também que as formaçoes vegetais ocupam quase todo o planeta
    Aluno:DRELLER MÜLLER MAGALHÃES DE SOUSA. Serie: 1° 15

    ResponderExcluir
  6. O Brasil por ser tão extenso, também é formado por relevo, climas, planaltos e etc. isso faz que nosso estudo em geografia seja mais concentrado, por nos estamos estudando o nosso país.
    Aluno: Jagnês Felix Rodrigues. Serie: 1° ano 15.

    ResponderExcluir
  7. Nexte texto entendi que o ser humano atuando no meio natural retira materia prima ou usa a forma a sastisfazer basicanente todas suas nessecidades.

    RITA CARLA 1 ANO 15

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito porque atravez dela podemos entender que a base fisica manifestam no territorio Brasileiro.

    LAIANE 1 ANO 15

    ResponderExcluir
  9. gostei muito porque as formacoes vegetais ocupam quase toda superficie do planeta.
    ALINE 1 ANO 15

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do texto, porque apartir da leitura que fiz, aprendi varia coisa sobre;planauto,planice e depreçoes do brasil; wisley dos santos ferreira 1ano 15.

    ResponderExcluir
  11. durante a minha leitura adquerir um bom conhecimento descobri que o brasil por nao ser extenso tambem e formado por relevo,climas,planaltos e etc.esse texto vem trazendo pra nos mais imfluencias sobre climas aluno saulo 1º 15

    ResponderExcluir
  12. EU ACHEI MUITO INPORTANTE PORQUE FALA DAS BASES FISICAS DO BRASIL E COM ISSO APRENDEMOS MUITO MAIS A GEOGRAFIA.
    liliane BARBOSA AIRES 1 ANO 15

    ResponderExcluir
  13. Eu entedi que a formaçao vegetal ocupam quase toda a superficie do planeta.Que as caracteristica fisicas presentes no Brasil.
    JOICE 1 ANO 15

    ResponderExcluir
  14. durante a minha leitura adiquiri um bom conhecimento e descobri que o brasil or nao extensor tambem e formado por relevo .climas planaltos esse texto vem traazendo por mais influencias sobre climas
    Vitor aluno do 8 8

    ResponderExcluir