quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como entender os Fusos Horários

By Plenário Virtual in GeografiaPublished: Wednesday, 11 July 07 - 04:20 PM (GMT -04:00)
Como meio de padronizar os horários entre as diversas regiões, o globo terrestre foi dividido em 25 "faixas", que se estendem do pólo norte ao pólo sul, delimitadas cada uma por dois meridianos separados por 15° de longitude. Essas "faixas" são conhecidas como Fusos Horários (Time Zones). Clique aqui para acessar o mapa mundial de fusos horários.
O Fuso Horário de referência, em relação ao qual as diferenças de horários são computadas, tem como linha central o meridiano de longitude igual a 0°, que passa nos arredores de Londres, na Inglaterra, sobre o Royal Observatory, na localidade de Greenwich.
O horário do fuso universal de referência é conhecido como GMT (Greenwich Mean Time), tendo sido instituído no século XIX. Posteriormente, em 1970, foi instituído o Universal Time Coordinated (UTC), baseado no horário GMT. O horário UTC é corrigido periodicamente, mantendo a diferença em relação ao horário real relativo à rotação da terra inferior a 0,9 segundos.
Quando se conhece os fusos horários, torna-se muito fácil calcular a diferença de horários entre duas localidades situadas em qualquer lugar do planeta. A título de exemplo, a diferença de horário entre a cidade do Rio de Janeiro (A), localizada no fuso UTC-3 horas, e a cidade de Paris (B), localizada no fuso UTC+1 hora pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: (Diferença cidade A) - (Diferença cidadeB) = (-3 horas) - (1 hora) = -4 horas. Portanto, o horário do Rio de Janeiro é de quatro horas a menos (mais cedo) em relação ao horário de Paris.
O adiantamento de uma hora nos meses de verão, adotado em muitos países, conhecido como Horário de Verão (Daylight Saving Time ou Summer Time) impossibilita que as diferenças dos fusos horários sejam constantes ao longo do ano, dificultando o cálculo. Cada país tem a sua própria política em relação ao Horário de Verão, não sendo possível prever as transições entre os horários para os diversos países que o utilizam.
O Horário de Verão é adotado como medida de conservação de energia elétrica utilizada na iluminação, pois adiantando-se uma hora ao horário normal aproveita-se melhor a luz do sol nos dias mais longos de verão, com o final de cada dia de trabalho ocorrendo antes do anoitecer. O fuso horário da região que adota o Horário de Verão é acrescido de uma hora. Como exemplo, o fuso normal do Rio de Janeiro é UTC-3 horas, no horário de verão passa a ser UTC-2 horas, assim como o de Paris passa de UTC+1 hora para UTC+2 horas. Mas em épocas diferentes, pois quando é verão no hemisfério norte é inverno no hemisfério sul, e vice-versa. Portanto, para se determinar com precisão as diferenças de horários entre duas localidades é necessário que se conheça, além dos fusos horários dessas localidades, se elas estão ou não em Horário de Verão.

19 comentários:

  1. EU não labia que OS honorariums enter as divisors meridional o globs terrestrial foi divider em 25 faixas a gora EU sue o brig ado prof:

    ResponderExcluir
  2. Este texto é muito importante para entendermos como fuciona os fusos horários. Podemos também falar que ele ajuda a diminuir os gastos de energia, pois adianta uma hora.Muito legal este texto . Yza Giovanna 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o texto pois ajuda as pessoas a se orientar com a diferença de horário entre um pais e outro.Muito obrigado ☺☻

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é muito interessante, pois com ele eu entedi que q uando se conhece os fusos horários, torna-se muito fácil calcular a diferença de horários entre duas localidades situadas em qualquer lugar do planeta.

    Jhenifer R. Alves 8° ano "8"

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito porque na sala agente aprende varias coisas com a sua explicação, o que agente ler e interpreta dar para aprender mais O texto e muito bom aprendir varias coisas que eu não sabia e era curiosa para saber então por isso que termos que procurar coisas novas e muito interessante mesmo igualmente o que o senhor falou na sala de aula. "7 ano 4"

    ResponderExcluir
  6. prof;Quenedi...

    gostei muito do blog porque assim eu posso entender muito mais de fusos horarios.mostra tambèm como calcular os fusos horarios dos outros paises como por exemplo Paris e Rio de Janeiro.
    com esse blogue eu aprendi muito mais doque eu ja tinha aprendido na sala de aula quero agradecer a vc por me ensina muito mais no seu blogue.....
    7 ano 4 ass luana sanny sousa de andrade

    ResponderExcluir
  7. PROF;QUENEDI

    adorei seu texto porque ele è muito interessante fala tao bem tao detalhadamente sobre fusos horarios...... agora sim eu entendi oque è fusos horario assim eu agora posso tira minha duvidas.
    7ano 4 ass tainara gomes de souza

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante o tema relacionado ao fuso horário, pois todos os horários são definidos em relação ao fuso do meridiano de Greenwich e os lugares situados á leste desse fuso terão a hora adiantada, o que nos ajuda a identificar o horário específico de diferentes locais diferentes do de onde estamos .

    => Jales . 7º ano '4'.

    ResponderExcluir
  9. yasmin 7ano 4
    eu achei muito bom o texto por que fala sobre os fusos horarios que sao muito importantes para o dia a dia das pessoas e porque fala sobre o horario de verao. yasmin 7ano 4

    ResponderExcluir
  10. eu achei do fusos horario isso século XIX. Posteriormente, em 1970, foi instituído o Universal Time Coordinated (UTC), baseado no horário GMT. O horário UTC é corrigido periodicamente, mantendo a diferença em relação isso foi o que eu achei 7º5

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Esse texto é bom, importante.Pois os fusos horarios é um meio para que nós humanos,não se perdemos no nosso cotidiano...8°ano"8"

    ResponderExcluir
  13. Achei muito interessante o tema relacionado ao fuso horário, pois todos os horários são definidos em relação ao fuso do meridiano de Greenwich !
    Italo Silva - 7º ano 5 .

    ResponderExcluir
  14. O fuso horário nos mostra a diferença entre os horários nas localidades do planeta entre diferentes regiões,o horário de verão indica que adianta em uma hora nos locais que adotam esse horário,quando conhecemos o fuso horário podemos diferenciar o horário em qualqer localidade do planeta.Estudar sobre fusos horários foi muito proveitoso para meus conhecimentos.
    João Pedro R.sousa
    7ºano1

    ResponderExcluir
  15. O horário do fuso universal de referência é conhecido como GMT (Greenwich Mean Time), tendo sido instituído no século XIX. Posteriormente, em 1970, foi instituído o Universal Time Coordinated (UTC), baseado no horário GMT. O horário UTC é corrigido periodicamente, mantendo a diferença em relação ao horário real relativo à rotação da terra inferior a 0,9 segundos.

    Bruno 7°ano1

    ResponderExcluir
  16. Os fusos horários, também denominados zona horarias foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense em 1884. nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos.

    ResponderExcluir
  17. Gabriel Dias Freitas 7° ano - sala 7202

    Os fusos horários nos mostra a diferença da hora de um país para outro. Entendendo os fusos horários sabemos com precisão o horário x de cada pais. Gostei muito de entender esse assunto.

    ResponderExcluir
  18. Como meio de padronizar os horários entre as diversas regiões, o globo terrestre foi dividido em 25 "faixas", que se estendem do pólo norte ao pólo sul, delimitadas cada uma por dois meridianos separados por 15° de longitude. Essas "faixas" são conhecidas como Fusos Horários (Time Zones). Clique aqui para acessar o mapa mundial de fusos horários.

    viltania 7ano2

    ResponderExcluir
  19. Achei muito interessante o tema relacionado ao fuso horário, pois todos os horários são definidos em relação ao fuso do meridiano de Greenwich !

    viltania

    7ano 2

    ResponderExcluir