segunda-feira, 19 de julho de 2010

PONTA DO SEIXAS – PONTO EXTREMO LESTE DO BRASIL


Ponta do Seixas é um bairro do município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. É conhecido nacionalmente por conter o ponto extremo leste do Brasil e da América Continental (não insular), a Ponta do Seixas.

Coordenadas: -7.155163, -34.792344 (Latitude, Longitude)

Cidade: João Pessoa

Estado: Paraíba

País: Brasil

A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e da América continental, localiza-se na Parte Leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a 14 quilômetros do centro da cidade e 3 quilômetros ao sul do Cabo Branco, que já foi considerado o ponto mais a leste do continente e que devido à erosão marinha que ao longo dos anos fez com que suas ondas desgastassem o Cabo Branco e depositasse estes sedimentos na Ponta Seixas (fazendo-a aumentar) e passando a ser atualmente o ponto mais oriental das américas.[1]

Do alto da Ponta do Seixas, erigido sobre uma falésia, fica o formoso Farol do Cabo Branco, no formato de um pé de sisal, de onde se tem uma bela vista da orla e do oceano Atlântico.[2].


Muitas pessoas confundem a Ponta do Seixas com a falésia do Cabo Branco. São duas formações geológicas diferentes. A ponta é que representa o ponto mais a leste da América e não a falésia do Cabo Branco. A ponta do Seixas é uma estreita faixa de terra mais ao sul da barreira que se prolonga para o leste.

4 comentários:

  1. O Brasil é muito rico em belezas naturais, muitos lugares fantásticos para se conhecer, e todos os estados brasileiros tem suas belezas, tem algo novo para revelar. Tomar conhecimento sobre esses lugares é muito importante para nossa formação.
    Ponta do Seixas é um desses lugares e vale a pena conhecer e saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns por ter criado o site, o ponto mais oriental.





    ass:Flávia Gabriely

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu blog professor
    é bem criativo e interessante
    sabemos bastante sobre várias coisas...
    xalom"
    Lucas2°16

    ResponderExcluir
  4. professor vc e dimais muinto interessante
    6 ano"1"

    ResponderExcluir